Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Mundo

Arcebispo de Manaus diz que não esperava uma eleição tão rápida de um novo Papa

Steiner participou do conclave que definiu a eleição do novo Pontífice.

Arcebispo de Manaus diz que não esperava uma eleição tão rápida de um novo Papa

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Manaus (AM) – O Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, avaliou a escolha do novo líder da Igreja Católica, o norte-americano Robert Prevost, que adotou o nome de Papa Leão XIV. Steiner participou do conclave que definiu a eleição do novo Pontífice.

Em entrevista à CNN Brasil, o cardeal destacou a postura serena de Leão XIV e sua atuação no Peru, especialmente junto às comunidades mais pobres. Durante a conversa, revelou ainda ter convidado o Papa para visitar o Brasil após sua eleição.

Arcebispo de Manaus, Steiner afirmou que o novo Papa fala português e conhece os cardeais brasileiros pelo nome, o que demonstra, segundo ele, proximidade e atenção com a Igreja na América Latina.

Ainda na entrevista, o cardeal avaliou o processo eleitoral como “rápido”. “Não se esperava uma eleição tão rápida”, disse.

Embora não fosse considerado um dos favoritos nas principais análises, Dom Leonardo Steiner foi mencionado por agências internacionais entre os nomes com potencial para assumir o papado. Entretanto, já havia descartado a possibilidade em entrevista a BBC News.

Papa Leão XIV

A escolha do novo Papa ocorreu em um momento de grande divisão política global e intensos conflitos, o que gerou debate entre especialistas sobre qual perfil deveria liderar a Igreja. Dentro do Vaticano, existem alas com diferentes visões: uma mais conservadora, outra alinhada às reformas de Francisco e uma terceira, moderada — grupo ao qual pertence Prevost, reconhecido por seu perfil diplomático.

Após a morte de Francisco, Leão XIV declarou ao Vatican News que ainda há muito a ser feito na transformação da Igreja. “Não podemos parar, não podemos retroceder”, afirmou no mês passado.

 

LEIA MAIS: