Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Brasil

Força Nacional é enviada a áreas indígenas no Paraná e Pará

No Paraná, a Força Nacional atuará por 90 dias com a Funai em terra indígena e no Pará, agirá com órgãos locais, sob coordenação da PF.

Força Nacional é enviada a áreas indígenas no Paraná e Pará

(Foto: Divulgação/Gov. br)

Brasília (DF) – O Ministério da Justiça autorizou nesta segundafeira (26) o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em regiões de terras indígenas dos Estados do Paraná e Pará. As portarias estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segundafeira, 26.

No caso do Paraná, a Força Nacional irá apoiar a Funai na região da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por 90 dias.

Preservação da ordem pública

No Pará, o ministério autorizou o uso da Força nos municípios de Tailândia, ToméAçu e Acará, para apoiar a Funai nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por 90 dias. Também foi autorizado o uso da Força no apoio a Funai na Terra Indígena ItunaItatá, no Pará, com os mesmos objetivos, por 90 dias.

O emprego da Força Nacional nos dois casos no Pará ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança do Estado, sob coordenação da Polícia Federal, no âmbito do Plano Amazônia: Segurança e Soberania  Plano Amas.

(*) Por Sandra Manfrini (Estadão Conteúdo)