Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cidades

Comunidade ‘Nações Indígenas’ conquista título definitivo

Mesmo com a regularização, comunidade na zona Norte de Manaus ainda enfrenta alagamentos, ruas precárias e falta de esgoto.

comunidade-nacoes-indigenas-co

(Foto: Celso Maia Portal AM1)

Manaus (AM) – Um sonho de mais de uma década se tornou realidade para os moradores da comunidade Nações Indígenas, localizada na zona Norte de Manaus. Nesta quarta-feira (4), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), entregou 210 registros definitivos de imóveis aos moradores, marcando a primeira grande regularização fundiária de uma comunidade indígena na atual gestão.

A ação representa um avanço significativo na política habitacional do município e reforça o compromisso da gestão com a inclusão social e o respeito à diversidade. Com essa entrega, a Prefeitura ultrapassa a marca de 8.800 registros concedidos a famílias que viviam em situação de informalidade, promovendo segurança jurídica e valorização patrimonial.

Durante a ação, o prefeito David Almeida destacou a importância da regularização

“Hoje nós estamos fazendo justiça. A terra é de vocês, de fato e de direito. Vocês estão recebendo não só o título definitivo, mas o registro de imóveis. Isso é política pública. Direito à terra é direito fundamental”. Afirmou.

David Almeida aproveitou para agradecer ao senador Eduardo Braga pela articulação de recursos para o programa Minha Casa, Minha Vida, que resultará na construção de 4.700 novas moradias em Manaus. Segundo o prefeito, a meta de sua gestão é entregar 20 mil registros até o fim do mandato.

Esperança, gratidão e reivindicações

Para os moradores, a entrega dos títulos representa mais do que posse legal é uma conquista de dignidade.

Valderlane de Souza, moradora há oito anos, celebrou a conquista, mas destacou que a infraestrutura ainda precisa melhorar.

“É uma garantia que a gente tem. Mas as ruas ainda não estão finalizadas. Quando chove, é muita lama, buraco. Carro não entra, crianças adoecem”. afirmou a moradora.

comunidade-nacoes-indigenas-co

(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

Enquanto a autônoma Francisca de Nazaré reforçou a necessidade de saneamento básico.

“As ruas alagam, não temos esgoto. Isso causa briga entre vizinhos, por causa da água parada. É algo urgente”.

comunidade-nacoes-indigenas-co

(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

Há 14 anos morando na comunidade, Elisandra de Sousa Silva, também agradeceu pelo documento, mas fez um apelo a gestão pública.

“Quando chove, a água entra em casa. A gente fica fazendo vala para não alagar. Agradeço de coração pelo documento, mas pedimos que o prefeito não nos esqueça.”

comunidade-nacoes-indigenas-co

(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

Em entrevista ao Portal AM1 uma das  liderança da comunidade Nações Indígenas desde de 2011, Pedro dos Santos Vales, conhecido como Pedro Mura, lembrou a trajetória de luta da comunidade.

“Esse é um sonho de 2011 que se realiza em 2025. Já fui detido três vezes defendendo essa terra. Agora chegou nosso título. Mas ainda precisamos de um colégio bilíngue, uma nova OCA. Acreditamos que o prefeito possa nos ajudar.”

comunidade-nacoes-indigenas-co

(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

Compromissos futuros

O prefeito anunciou que o Parque Riachuelo I também será beneficiada com obras de drenagem e asfaltamento. E acrescentou que a Semhaf e a Suframa já iniciaram tratativas para que outros terrenos, como os do Coliseu 1, 2 e 3, também possam ser regularizados, ampliando o alcance das políticas de habitação.

“Essa é a maior política habitacional da história da cidade. Estamos transformando vidas com dignidade e justiça”, finalizou o prefeito.

*Colaborou: Ramillys Batista, repórter do Portal AM1

LEIA MAIS: