Manaus, 11 de julho de 2026
×
Manaus, 11 de julho de 2026

Cenário

Mesmo com candidatas, Amazonas nunca elegeu uma mulher ao governo

Candidaturas femininas já foram registradas em diferentes eleições, mas nenhuma obteve sucesso nas urnas.

apesar-de-candidatas-amazonas-

(Foto: Divulgação/Instagram @nairblair @lilianearaujooficial/PDT12/PCdoB65/Instagram @rebeccagarciaam)

Manaus (AM) – Mesmo com as mulheres representando mais de 51% do eleitorado amazonense, o Amazonas nunca elegeu uma governadora. Ao longo das últimas eleições, candidaturas femininas foram registradas, mas nenhuma conseguiu conquistar o cargo.

Nas eleições de 2022, dos oito candidatos ao governo do Amazonas, apenas duas eram mulheres: a defensora pública Carol Braz (PDT) e a empresária Nair Blair (Agir). Ambas disputaram em chapas próprias, mas não obtiveram sucesso nas urnas.

Já em 2018, a parlamentar Lúcia Antony (PCdoB) entrou na disputa de forma inesperada. Ela registrou a candidatura no limite do prazo legal e, até então, seu nome não figurava entre os possíveis concorrentes.

À época, Lúcia afirmou a um portal local que a candidatura foi definida após o Partido dos Trabalhadores (PT), principal aliado do PCdoB, não confirmar aliança com o partido no Amazonas.

O governador eleito naquele pleito foi Wilson Lima, que disputava pelo PSC e, atualmente, está filiado ao União Brasil.

Em 2017, a ex-deputada federal Rebeca Garcia (PP) foi lançada candidata com o apoio do então governador em exercício, David Almeida.

No entanto, sua candidatura foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) devido à inelegibilidade do vice na chapa, Abdala Fraxe, enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

A decisão inviabilizou a continuidade da campanha. O vencedor daquela eleição foi Amazonino Mendes (PDT).

Na mesma eleição suplementar, o Partido Popular Socialista (PPS) também lançou a jornalista Liliane Araújo como candidata ao governo. Porém, sua candidatura foi indeferida por não cumprir o prazo mínimo de filiação partidária exigido pela Justiça Eleitoral — seis meses antes da eleição.

Agora, em 2026, uma nova tentativa feminina pode ocorrer. O Partido Liberal (PL) anunciou a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, durante evento na sede do diretório estadual da sigla. Se a candidatura for oficializada, ela será a sexta mulher a disputar o cargo em eleições recentes.

Mulheres que disputaram (ou tentaram disputar) o governo do Amazonas:

  • Rebeca Garcia – candidata em 2017, teve candidatura impugnada
  • Liliane Araújo – tentativa de candidatura em 2017, indeferida
  • Lúcia Antony – candidata em 2018 (PCdoB)
  • Carol Braz – candidata em 2022 (PDT)
  • Nair Blair – candidata em 2022 (Agir)
  • Maria do Carmo Seffair – pré-candidata para 2026 (PL)

LEIA MAIS