Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cenário

Herança política: o legado de pais que não passou para os filhos

Mesmo com influentes carreiras, grandes políticos do Amazonas não tiveram seus filhos como sucessores na vida pública.

heranca-politica-o-legado-de-p

Amazonino Mendes (Foto: Instagram @amazoninomendes) Eduardo Braga (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado) Gilberto Mestrinho (Foto: Célio Azevedo) Omar Aziz (Foto: @omaraziz.senador) Wallace Souza (Foto: Divulgação/ALE) Jefferson Peres (Foto: Agência Senado)

Manaus (AM) – Apesar da tradição de que a herança política costuma passar de geração em geração, grandes nomes da política do Amazonas, como Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, Omar Aziz, Eduardo Braga, Wallace Souza e Jefferson Peres, não conseguiram emplacar seus filhos nas urnas.

No caso do ex-senador Jefferson Peres (PSDB), a política na família se encerrou com ele. Embora seu irmão Leopoldo Peres tenha sido deputado federal e senador, e o tio também tenha atuado como deputado federal, os três filhos do ex-parlamentar não demonstraram interesse pela vida política.

O ex-governador Gilberto Mestrinho (PMDB) emplacou, no primeiro momento, o filho Zé Antônio e chegou a ter uma continuidade familiar na política por meio do filho João Thomé Mestrinho, que foi deputado federal por dois mandatos e até assumiu uma cadeira no Senado por um período, durante afastamento do pai para tratamento de saúde. Sua filha Nádia tentou se eleger em um município do Amazonas, mas não prosperou. Mesmo assim, a dinastia política não prosseguiu além dessa geração.

O ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Cidadania), chegou a cogitar lançar o filho, Armando Mendes, que ensaiou ser candidato a vice, mas a ideia não se concretizou. As filhas do senador Eduardo Braga (MDB) não demonstraram interesse em seguir carreira política. Já os filhos do senador Omar Aziz, exceto uma que faleceu, ainda são jovens, e não há, por enquanto, possibilidade de se falar em suas candidaturas.

O filho do ex-deputado Wallace Souza (PP) chegou a manifestar interesse em ingressar na política, mas optou por amadurecer a ideia e estudar Direito. Hoje, atua como jornalista e apresentador de televisão, decidindo não seguir os passos políticos do pai.

LEIA MAIS