Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cenário

Prisão de Bual pode colocar Alonso de volta na CMM

Alonso foi rejeitado nas urnas em 2024 e agora, atua como titular da Semtepi.

alonso-consegue-emprego-na-pre

(Foto: Divulgação/Dircom/CMM)

Manaus (AM) – Com a prisão preventiva do vereador Rosinaldo Bual após investigação do Ministério Puvluco do Estado do Amazonas (MP-AM) por práticas de rachadinha, o secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Alonso Oliveira pode voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Nessa sexta-feira (3), Bual e sua chefe de gabinete foram presos na Operação Face Oculta, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na Câmara Municipal, que investiga a prática de rachadinha no parlamento municipal.

Durante operação, agentes apreenderam três cofres com valores que chegam a quase R$ 1 milhão.

Novo parlamentar

Com a prisão preventiva de Bual, quem pode assumir sua cadeira na Câmara Municipal é Alonso Oliveira, que ocupa a vaga de 1º suplente do partido Agir.

Alonso deixou o parlamento municipal em 2024, quando não conseguiu se reeleger vereador de Manaus, possuindo apenas 6.500 votos.

O ex-vereador conquistou três mandatos antes de sua derrota nas urnas e esteve na CMM entre 2013 até 2024.

Agora, Alonso está a frente da Semtepi onde perpétua sua aliança com o prefeito David Almeida. Alonso também era da base de David em seu último mandato

Caso Alonso opte por continuar no Executivo, a vaga de Bual pode passar para o segundo suplente, o subsecretário municipal de Habitação., Júnior Nunes.

Sem definição

Mesmo com Bual preso, o suplente só será convocado se o vereador foi afastado por mais de 120 dias. Até lá, a cadeira fica vazia.

LEIA MAIS