(Foto: Clóvis Miranda / Semcom)
Mnaus (AM) – A Prefeitura de Manaus iniciou neste domingo (30/11) o projeto “Um Sonho Mágico de Natal nas Águas”, que leva atividades natalinas a comunidades ribeirinhas da zona rural. A ação, organizada pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), prevê visitas a 45 localidades ao longo de dezembro.
A cerimônia de lançamento ocorreu no píer Manaus 355, no mirante Lúcia Almeida, com a presença de moradores, permissionários e representantes da gestão municipal. Segundo o prefeito David Almeida, o projeto foi ampliado em relação aos anos anteriores para alcançar um número maior de comunidades.

(Foto: Clóvis Miranda / Semcom)
A balsa natalina, de 36 metros de comprimento por 10 de largura, foi adaptada como palco flutuante e conta com presépio iluminado, árvore de Natal e a figura do Papai Noel. A embarcação percorrerá os rios Amazonas e Negro, fazendo paradas em comunidades-polo para atender moradores de áreas mais isoladas.
A logística inclui pontos de encontro para facilitar o deslocamento de famílias que vivem longe das rotas principais, onde serão distribuídas cestas básicas, brinquedos, panetones e leite arrecadado em ações sociais.
Segundo a presidente do FMS, Viviana Lira, a programação terá 12 dias de atividades nos rios. Em paralelo, seguem na capital apresentações do espetáculo “Um Sonho Mágico de Natal”, com shows, personagens e intervenções em diversos bairros.
Economia local
A prefeitura afirma que o período natalino também impulsiona a economia local, especialmente no comércio da Ponta Negra, que registra aumento no fluxo de visitantes e nas vendas.
Desde 2021, a gestão municipal tem ampliado as ações natalinas, incorporando desfiles, iluminação temática, presépio flutuante e apresentações culturais ao calendário da cidade. A edição de 2025 leva pela primeira vez a estrutura do Natal urbano para áreas ribeirinhas por meio da nova balsa cenográfica.
A programação do mês inclui ainda cantata no anfiteatro da Ponta Negra, no dia 7, além de shows temáticos nos dias 7 e 8, ações de arrecadação e apresentações em diferentes bairros.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:





