Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Em busca de dias melhores

Existe uma realidade no mundo e no Brasil que precisa ser mudada com muita fé, com ações políticas práticas e com solidariedade.

em-busca-de-dias-melhores

(Foto: Reprodução/Freepik)

Por Carlos Santiago*

O viver com medo e incertezas é um desafio dos nossos tempos. Não é fácil assistir ou fazer parte de um mundo em que pessoas morrem nas guerras insanas; nos conflitos violentos nas periferias das cidades e, também, de fome devido à exclusão social; onde a maioria dos políticos troca a representação autorizada pelo voto popular por negociatas e pela expansão de dominação familiar; em que Estados e seus parceiros escolhem quem vai morrer e quem merece viver. Parece que tudo tende a dias piores. Mas é possível mudar, construir um mundo fraterno e com a certeza de dias melhores para todos. Não é tarefa fácil.

Existe uma realidade no mundo e no Brasil que precisa ser mudada com muita fé, com ações políticas práticas e com solidariedade. E não se cria condições para um mundo melhor sem o envolvimento das pessoas que querem mudanças. A fé não é somente acreditar e alcançar uma paz espiritual, mas é também postular boas relações sociais movidas por amor e ainda defender transformações sociais.

E a política não é restrita aos partidos e aos políticos, uma vez que ela é reflexo de decisões cotidianas de todos, nas eleições e depois delas. E é consequência das escolhas e do envolvimento ou da omissão das pessoas. Votar com responsabilidade e ética é um compromisso com a busca do bem comum. Isso impede que a política seja somente os interesses de grupos econômicos ou de grupos familiares dentro do Estado.

A solidariedade tem que ser universal. Não é uma mera afinidade relacionada ao gênero, à cor da pele das pessoas ou ao local de nascimento delas. Todos que sofrem e os que são injustiçados precisam de ajuda, independentemente do país, do gênero, da cor ou da identidade social construída, ou escolhida, todos merecem a solidariedade.

O início ou a continuação da busca por dias melhores com fé, com práticas políticas responsáveis e com muita fraternidade, será mais intensa nos dias de 2026. Acredite! A fé move o ser humano, o voto com responsabilidade melhora a qualidade da política e a solidariedade é o exercício da fraternidade com todos e entre todos que defendem um mundo sem medo e sem incertezas terríveis. Assim, dias melhores virão!

Só não esqueça de levantar a cabeça, buscar autonomia intelectual, levar a vida com leveza, ser criativo, sorrir muito e nunca deixe o medo e a incerteza escravizar você. Dias melhores acontecerão, também, depois que o homem for liberto de suas próprias correntes materiais e culturais.

*Sociólogo, Cientista Político e Advogado.

LEIA MAIS:

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Portal AM1.