(Fotos: Marcelo Camargo e Lula Marques/Agência Brasil)
Um levantamento do Datafolha divulgado neste sábado (7) aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reduziu a distância em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais.
Na simulação estimulada, Lula aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 43%, configurando empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa.
O cenário representa uma mudança em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro do ano passado. Naquele momento, Lula tinha 51%, contra 36% do senador.
Como foi realizada a pesquisa
A pesquisa do Datafolha entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 137 municípios brasileiros entre os dias 3 e 5 de março.
O levantamento foi feito de forma presencial e possui margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-03715/2026.
Cenário de primeiro turno
No cenário de primeiro turno testado pelo instituto, Lula aparece na liderança. Em seguida surgem outros nomes cotados para disputar a Presidência.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece com 7%, seguido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 4%.
Também foram citados Renan Santos (Missão), com 3%, e Aldo Rebelo (DC), com 2%.
Segundo o levantamento, 11% dos entrevistados disseram rejeitar todos os candidatos, enquanto 3% afirmaram não saber em quem votar.
Cenário com Tarcísio de Freitas
O Datafolha também testou um cenário em que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece como candidato no lugar de Flávio Bolsonaro.
Nesse caso, Lula registra 39% das intenções de voto, enquanto Tarcísio aparece com 21%.
Na sequência estão Ratinho Júnior, com 11%, Romeu Zema, com 5%, Renan Santos, com 3%, e Aldo Rebelo, com 2%.
Entre os nomes do PSD avaliados pelo instituto, Ratinho Júnior aparece como o mais competitivo nos cenários de primeiro turno testados.
LEIA MAIS:





