Eron Bezerra teve candidatura oficializada durante convenção da Federação Brasil da Esperança - (Foto: Luzimar Bessa/Assessoria)
Manaus (AM) – O PCdoB aposta no retorno de Eron Bezerra à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e oficializou, neste sábado (1º), a candidatura do ex-deputado estadual para as eleições de 2026. A homologação ocorreu durante a Convenção Estadual da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), realizada no Clube do Trabalhador do Sesi, na Zona Leste da capital.
Professor doutor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e dirigente nacional do PCdoB, Eron tenta voltar ao Parlamento após quase oito anos sem exercer mandato eletivo. Ele foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, entre 1991 e 2010, e também assumiu o mandato de deputado federal como suplente em duas ocasiões, a última em 2018.
O encontro reuniu dirigentes partidários, parlamentares, candidatos, militantes e representantes de movimentos sociais, além de consolidar o palanque da Federação Brasil da Esperança no Amazonas em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Eron diz que mandato deve fiscalizar e defender a população
Recebido pela militância, Eron Bezerra afirmou que decidiu disputar novamente uma vaga na Assembleia por acreditar que o mandato parlamentar deve estar voltado à fiscalização do dinheiro público e à defesa dos interesses da população.
“Me pediram para voltar e eu vou dizer o porquê. Um deputado precisa fazer três coisas: fiscalizar o dinheiro público, apoiar a luta do povo e apresentar propostas para melhorar a vida das pessoas”, declarou.
Segundo o candidato, o papel do parlamentar vai além da elaboração de leis e exige presença constante ao lado da população, dos trabalhadores, da juventude, das mulheres e dos movimentos sociais.
Experiência na gestão pública
Durante o discurso, Eron relembrou sua passagem pela Secretaria de Produção Rural do Amazonas e agradeceu aos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) pela confiança em seu trabalho.
Ele afirmou que, durante o período em que integrou o governo estadual, foi possível conciliar crescimento econômico e preservação ambiental.
“Reduzimos em 50% o desmatamento no Amazonas e dobramos o PIB do setor, provando que não há contradição entre produzir, preservar e conservar o meio ambiente”, afirmou.
Candidato volta a defender a pavimentação da BR-319
Outro tema destacado por Eron Bezerra foi a pavimentação da BR-319, considerada por ele uma obra estratégica para o desenvolvimento do Amazonas.
Segundo o candidato, é possível promover a integração do estado sem abrir mão da preservação da floresta.
“Quem quer impedir que a BR-319 seja pavimentada também não quer o bem do Amazonas. Precisamos preservar a floresta, mas também garantir desenvolvimento, integração e qualidade de vida para a população”, disse.
Federação confirma candidatos ao Legislativo
Além da candidatura de Eron Bezerra à Assembleia Legislativa, a Federação Brasil da Esperança confirmou os nomes de Arqleysson Pinheiro (PCdoB) e Marília Freire (PCdoB) para a disputa por vagas na Câmara dos Deputados.
A federação também anunciou que apresentará nove candidatos a deputado federal e uma chapa com 25 candidatos a deputado estadual nas eleições de 2026.
Apoio a Lula, Omar Aziz e Eduardo Braga
Ao encerrar o discurso, Eron reafirmou apoio à candidatura de Omar Aziz (PSD) ao Governo do Amazonas, à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Eduardo Braga (MDB).
Segundo ele, o objetivo é fortalecer um projeto político voltado ao desenvolvimento do Amazonas, à redução das desigualdades sociais e à ampliação das políticas públicas.
LEIA MAIS:





