Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

A uma semana da eleição na CMM, Caio André ganha força na disputa à presidência

Os apoios à candidatura vieram acompanhados de alfinetadas à gestão de David Reis (Avante)

A uma semana da eleição na CMM, Caio André ganha força na disputa à presidência

Presidente da Câmara, vereador Caio André (Foto: Divulgação/CMM)

MANAUS – No próximo dia 5 de dezembro a Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai escolher o novo presidente da Casa. A lista de candidatos já conta com pelo menos seis nomes, entre parlamentares da base, independentes e até de oposição ao prefeito David Almeida (Avante).

Um deles, o vereador Caio André (PSC), que oficializou a candidatura neste domingo (27), ganhou força neste final de semana com o apoio público de 11 parlamentares. Os apoios vieram acompanhados de alfinetadas à gestão do atual presidente David Reis (Avante).

A chapa de Caio André terá como primeira-vice a vereadora Yomara Lins (PRTB), irmã da conselheira do Tribunal de Contas do Amzonas (TCE-AM), Yara Lins, mãe do deputado federal eleito Fausto Júnior (UB). Ela divulgou um vídeo, neste domingo, anunciando a candidatura e pedindo apoio aos colegas.

Leia mais: Proposta de David Reis para mudar regimento está enterrada, afirmam vereadores

Outro vereador a declarar apoio foi Amom Mandel (Cidadania). Segundo ele, Caio André foi o único candidato a aceitar e responder “aos compromissos propostos para a próximo gestão”. Amom compartilhou o documento que sugere, entre outras coisas, transparência e independência em relação ao Executivo municipal.

Já o vereador Capitão Carpê (Republicanos) compartilhou um vídeo ao lado do candidato e declarou apoio: “Com certeza fará uma boa gestão diante a Câmara Municipal, a cidade de Manaus, no próximo biênio”.

Na legenda, ele escreveu: “Espero que eleito, possa resgatar o prestígio da Câmara e se reconectar com a população, que espera de nós uma postura independente e atuante”, em clara alfinetada ao atual presidente da Casa, David Reis (Avante), que teve a gestão marcada por polêmicas.

Também declararam apoio os vereadores Diego Afonso (UB), Peixoto (PROS), Daniel Vasconcelos (PSC), Thaysa Lippy (Progressistas), Allan Campelo (PSC), William Alemão (Cidadania), Ivo Neto (Patriota), Bessa (Solidariedade) e Marcelo Serafim (Avante).

“A Câmara precisa de uma nova cara e se reconciliar com a sociedade, por isso eu estou com o Caio”, disse Serafim.

Vídeo:

Outros vereadores que já lançaram candidatura ou são apontados como candidatos nos bastidores são: Eduardo Assis (Avante), Sassá da Construção Civil (PT), Wallace Oliveira (PROS), Rodrigo Guedes (Republicanos).

Abalos na base

Leia mais: Marcelo Serafim renuncia ao cargo de líder do prefeito na CMM

Na última semana o vereador Marcelo Serafim renunciou à liderança do prefeito na Casa. O motivo da renúncia, segundo o vereador, é a divisão que ocorre entre os parlamentares da base do prefeito David Almeida.

Além dele, o vice-líder do prefeito, vereador Everton Assis (UB), e o líder do Avante na Casa, o vereador Lissandro Breval (Avante), renunciaram ao cargo.

Quem é Caio André?

Caio André é da base do prefeito, mas faz parte do grupo que rejeitou a manobra de David Reis para conseguir a reeleição.

Atualmente é presidente regional do Partido Social Cristão (PSC), legenda de base do governador Wilson Lima (UB).

O vereador atuou como Secretário Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2019. Posteriormente, Caio André se tornou Diretor-Presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), cargo que exerceu até se afastar para a campanha política que o elegeu vereador em 2020.