Manaus, 6 de maio de 2024
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Cidades

Academias em Manaus oferecem benefícios para manter clientes

As academias suspenderam os serviços no dia 19 de março, algumas estão disponibilizando aula nas redes sociais para os clientes

Academias em Manaus oferecem benefícios para manter clientes

Reprodução Sebrae

A pandemia pegou muitos de surpresa e para fidelizar e incentivar os clientes à prática de exercícios e a uma boa alimentação, as academias de Manaus têm realizado vários vídeos e lives a fim de orientar seus clientes sobre a  atividade física.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem atribuído à prática de exercícios o aumento da imunidade, o que é um estímulo a mais.

A organização tem feito campanha para que as pessoas se mantenham ativas, mesmo durante a pandemia.

As academias suspenderam os serviços no dia 19 de março, algumas instituições estão disponibilizando aulas nas redes sociais e aplicativos para que os clientes e a sociedade possam realizar exercícios em casa.

“A prática dos exercícios físicos são de grande ajuda, disponibilizamos em nosso perfil alguns treinos, assim como coreografias de FitDance e os aplicativos de treino que estão disponíveis para baixar e treinar através de vídeos”, informou a assessoria da academia Live.

Futuro incerto

Segundo informações da Associação Brasileira de Academias (Acad) no Brasil, 30 mil estabelecimentos brasileiros estão fechados, em Manaus são mais de 400.

De acordo com o proprietário da Academia Cagin e representante da Acad no Amazonas, Taner Verçosa, as academias estão seguindo os decretos governamentais e estão fechadas, mas já estão debatendo estratégias para verificar a reabertura dos comércios.

“A Acad já tem um manual que segue as regras da OMS sobre os cuidados que devemos ter nas academias, mas ainda é cedo afirmar quando serão reabertas as atividades, com a situação dos casos no Amazonas, é difícil saber se os clientes irão voltar para as academias”, disse Taner Verçosa.

Segundo o empresário, há uma preocupação com academias menores, pois há uma grande possibilidade de não retornarem suas atividades.

“Não sabemos quanto tempo o isolamento irá durar, tem academias que tem que pagar o aluguel, a energia, não temos ainda os dados, mas muitos não vão conseguir retornar”, comentou.

Cancelamentos e suspensão

Muitos clientes estão cancelando e suspendendo os seus contratos com as academias, segundo o Procon-AM, o pedido tem que ser realizado sem aplicação de juros abusivos ou outras penalidades.

“É indicado que os estabelecimentos deste segmento e os consumidores busquem uma negociação direta, sem interlocutores. O órgão entende que as academias possuem seus custos, mas o consumidor não tem obrigação de arcar com esse ônus. Caso não haja consenso entre as partes, o consumidor pode procurar o Procon-AM, nos canais de atendimento. O órgão pede que, no ato da denúncia, sejam encaminhados documentos, prints, fotos ou qualquer outro registro para embasar a reclamação”, informa o Procon, em nota.

Muitas empresas de quase todos os setores produtivos diminuíram ou cessaram suas atividades.

Ainda não se sabe o saldo desta pandemia e nem ao menos até quando precisará ficar em suspenso.

“As academias estão conseguindo manter os seus funcionários por contato da Medida Provisória 936, aqui (Academia Fórmula) estamos mantendo todos os profissionais, mas temos conhecimento de que houve muitos cancelamentos e suspensão de contrato em todas as academias, e muitos vão ter que realizar demissões por conta do fechamento dessas empresas”, comentou Marco Pacheco, proprietário da Fórmula Academia.

Na Live, a direção tem enviado cards via redes sociais para os clientes solicitando que mantenham as mensalidades e se comprometendo a oferecer vantagens, após a pandemia.