Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Adjuto Afonso e Daniel Almeida faltaram três das últimas cinco sessões do ano

De fevereiro a dezembro, os deputados estaduais tiveram 118 dias de trabalho, além de 25 sessões em que eles votaram projetos e outras matérias legislativas.

Adjuto Afonso e Daniel Almeida faltaram três das últimas cinco sessões do ano

Daniel Almeida e Adjuto Afonso (Fotos: Divulgação/ALEAM)

Manaus (AM) – Os trabalhos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) chegaram ao fim nessa quinta-feira (14), quando os deputados estaduais participaram da última sessão de 2023, marcando o fim do primeiro ano da atual legislatura.

No total, foram realizadas cinco sessões ordinárias e duas ‘Ordens do Dia’ no mês de dezembro, segundo levantamento feito pelo Portal AM1. As ‘Ordens do Dia’ são as reuniões em que ocorrem as votações de projetos e demais matérias legislativas.

As informações podem ser consultadas no site da Casa Legislativa, no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Os parlamentares trabalharam em dezembro nos dias 5, 6, 7, 12 e 13, sendo que, nos dias 12 e 13, sucederam as sessões de votações. Na sessão do dia 13, os deputados votaram o orçamento do Estado para o ano de 2024, no valor de R$ 30,1 bilhões.

As últimas sessões de 2023 não contaram com a presença de todos os 24 políticos eleitos no ano passado. Os mais faltosos nos últimos dias de trabalho na Aleam foram os deputados Daniel Almeida (Avante) e Adjuto Afonso (União Brasil) que, inclusive, ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking dos mais faltosos de fevereiro a novembro de 2023.

Os dois políticos registraram três faltas nas últimas sessões, ou seja, só foram trabalhar dois dias neste mês. Adjuto não faltou às ‘Ordens do Dia’. Daniel, por sua vez, faltou às duas sessões de votações que ocorreram no último mês do ano.

Adjuto

Na primeira sessão de dezembro, Adjuto não registrou presença; no dia 6 ele também esteve ausente e repetiu a ausência no dia seguinte, fechando a primeira semana de trabalho do mês passado sem nenhuma presença.

Já na segunda-feira (12), quando teve votação, Adjuto esteve na sessão, assim como no último dia 13. O que significa dizer que o deputado participou apenas das sessões em que sucederam as votações este mês.

Afonso acumulou – até o dia 30 de novembro – 29 ausências nas sessões ordinárias, que somadas com as três faltas deste mês, totalizam 32 faltas de fevereiro a dezembro.

O político participou, ao todo, de 19, das 25 ‘Ordens do Dia’ realizadas este ano.

Daniel

O deputado de primeiro mandato, Daniel Almeida (Avante), esteve nas sessões dos dias 5 e 6, mas faltou no dia 7. Na última semana de trabalho na Aleam, o parlamentar não registrou presença no dia 12 e nem no dia 13, faltando, assim, os dois dias de ‘Ordens do Dia’ na Casa legislativa.

Até novembro, Almeida tinha faltado a 31 reuniões, que totalizam, agora, 33 ausências com as últimas duas sessões de dezembro, em que ele não esteve no Parlamento.

Daniel participou apenas de 17 sessões de votações, das 25 realizadas durante o seu primeiro ano de mandato.

Outros faltosos em dezembro

A deputada Mayara Pinheiro (Republicanos) acumulava, até o dia 30 de novembro, 34 faltas, fechando 2023 com 35 ausências, uma vez que não participou da sessão do último dia 13.

Um detalhe é que Mayara participou da sessão ordinária no dia 12, mas não esteve na Ordem do Dia. Já no dia 13, a médica não esteve nem na sessão e nem no momento de votação.

A deputada participou somente de todas as sessões da primeira semana de dezembro.

Na primeira sessão deste mês, realizada no dia 5, apenas Adjuto não compareceu ao trabalho. No dia seguinte, faltaram novamente: Adjuto, Mayra Dias, Wilker Barreto e Roberto Cidade.

A sessão do dia 7 não contou com a presença de seis parlamentares: Adjuto, Daniel Almeida, Mayra Dias, Thiago Abrahim, Wilker Barreto e Roberto Cidade.

Já no dia 12, somente Daniel não esteve na Assembleia e, no dia 13, registraram ausência, os deputados Daniel Almeida, Mayara Pinheiro e Felipe Souza (Patriota).

Total de sessões

De fevereiro a dezembro, os deputados estaduais tiveram 118 dias de trabalho, além de 25 sessões em que eles votaram projetos e outras matérias legislativas.

Nenhum deputado teve 100% de presença. O deputado Cabo Maciel (PL) foi o mais assíduo com 111 dias trabalhados; em seguida Mayra Dias com 110 presenças.

Logo depois, aparece Dan Câmara (Podemos) com 105 presenças; Alessandra Campêlo (Podemos) esteve em 103 sessões e Rozenha (PMB) participou de 102 sessões no Parlamento.

Os que mais faltaram ao trabalho em 2023 foram: Mayara Pinheiro, que esteve presente em somente 83 sessões; Daniel Almeida, que compareceu à Aleam 84 vezes e Adjuto Afonso, com apenas 86 dias trabalhados.

Relatório Geral 2023

Relatório sessões de dezembro

 

LEIA MAIS: