Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Mayara, Daniel Almeida e Adjuto Afonso são os deputados que mais faltaram na Aleam

Os deputados tiveram até o mês de novembro 113 dias de trabalho, e mesmo assim faltaram mais que os outros parlamentares. Mayara lidera o ranking de faltas.

Mayara, Daniel Almeida e Adjuto Afonso são os deputados que mais faltaram na Aleam

Mayara, Daniel e Adjuto são os mais faltosos na Aleam em 2023 (Fotos: Divulgação/Assessorias - Mayara/Daniel e Adjuto)

Manaus (AM) – O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, o final do primeiro ano do mandato dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Eles tiveram até o mês de novembro 113 dias de trabalho, que são as sessões ordinárias, além de 23 ‘Ordens do Dia’, momento em que os parlamentares participam de votações na Casa Legislativa.

Dados consultados pelo Portal AM1 no site do Parlamento Estadual, especificamente no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), mostram que os deputados que mais estiveram ausentes das sessões foram: Mayara Pinheiro (Republicanos); Daniel Almeida (Avante) e Adjuto Afonso (União Brasil). A consulta foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro.

A deputada de segundo mandato é a primeira no ranking de faltosos, com 34 ausências. De fevereiro a novembro, Mayara participou apenas de 79 dos 113 dias de trabalho na Aleam.

Em relação às Ordens do Dia, Mayara – que já ocupou o cargo de vice-prefeita de Coari – participou de apenas 10, faltando mais da metade das reuniões de votações, 13 especificamente, incluindo a última do dia 29 de novembro.

O segundo mais faltoso é o deputado de primeiro mandato, Daniel Almeida, que esteve presente em 82 sessões, ou seja, faltou a 31 reuniões. Em relação às reuniões de votações, o parlamentar esteve em 17, das 23 realizadas até o dia 30 do mês passado.

Adjuto Afonso, que é deputado estadual desde 1999, ou seja, está no sétimo mandato, é o terceiro da lista de mais ausentes, com 29 faltas em sessões ordinárias. O político participou de 17 Ordens do Dia, no período.

Campeã de faltas

De acordo com os dados do SAPL, Mayara não faltou sessões em fevereiro, mas em março se ausentou nos dias 8, 9, 22 e 23. A deputada faltou também a uma reunião de votação realizada no dia 15 de março.

Em abril, Pinheiro não esteve em cinco sessões e faltou a uma Ordem do Dia. As faltas foram registradas nos dias 3, 4, 13, 26 e 27 e no dia 12 ela não participou novamente de uma Ordem do Dia.

No mês de maio, Mayara não esteve na Aleam nos dias 16, 17, 30 e 31; em junho faltou às sessões do dia 1º, 5, 15 e 28 e faltou, ainda, a dois dias de votações: 20 e 27.

Já em julho, a parlamentar faltou uma Ordem do Dia, no dia 5 e as sessões nos dias 6, 10, 11 e 12, sendo que dia 11 também não participou da reunião de votação na Casa Legislativa.

Em agosto, a médica se ausentou das sessões dos dias 1º, 17, 28, 29 e 30, neste último dia, perdeu também a votação. No mês seguinte, ela faltou às reuniões nos dias 13 e 14.

No mês de outubro, a deputada faltou nos dias 5 e 31. No dia 5, ela faltou Ordem do Dia e no dia 17 também.

Já em novembro, Mayara se ausentou quatro vezes do trabalho, sendo que uma das sessões aconteceu votação de projetos e outras matérias legislativas. As faltas do mês passado foram registradas nos dias 1º, 27, 28 e 29.

Segundo do ranking

O segundo lugar do ranking é de Daniel Almeida, que não faltou no primeiro mês de trabalho na Aleam. Já em março, o deputado faltou a duas sessões, sendo nos dias 29 e 30 e, no dia 29 ele não participou também da Ordem do Dia.

No mês de abril, Almeida faltou somente a uma sessão ordinária, que foi a do dia 13, mas faltou o momento da votação no dia 26. Em maio, ele registrou cinco faltas que foram nos dias 3, 4, 10, 30 e 31.

Em junho, Daniel não foi às sessões nos dias 1º, 22, 26, 27 e 28. No dia 27, ele faltou à Ordem do Dia. Já em julho, ele faltou somente no dia 4; em agosto se ausentou cinco vezes, sendo nos dias 15, 16, 17, 22 e 28, nesta última não participou novamente do momento da votação no Parlamento.

Já em setembro, o político não esteve nas reuniões dos dias: 14, 19, 20 e 21, e nesta última faltou mais uma vez as votações no plenário. Nos dias 3, 4, 5, 10 e 11 de outubro, Daniel não foi ao trabalho, sendo que, no dia 5, ele repetiu a ausência na Ordem do Dia e no mês passado; o deputado faltou nos dias 6, 7 e 30.

Terceiro lugar

A terceira posição da lista de mais ausentes é de Adjuto Afonso, que esteve em 84 sessões, o que significa que faltou em 29 delas, já que de fevereiro a novembro foram realizadas 113 reuniões.

O deputado, assim como o segundo do ranking, participou de 17 reuniões de votações na Aleam.

Adjuto esteve ausente no dia 9 de fevereiro; em março, o deputado faltou nos dias 7 e 30; em abril somente no dia 18. Já em maio, o parlamentar não participou das sessões dos dias 3, 9, 10, 11, 17, 18 e 31, sendo que no dia 11 perdeu também a Ordem do Dia.

No mês de junho, ele faltou às sessões dos dias 1º, 5, 20, 21 e 22. Adjuto faltou reunião de votação no dia 20. No mês seguinte, Afonso não registrou ausências.

Em agosto, ele faltou nos dias 3, 15, 16, 17, 28 e 30, neste último dia ele se ausentou também da votação. No mês de setembro, ele não registrou ausências; em outubro, não esteve nos dias 4, 5, e 17, sendo que nesses dois últimos dias ele faltou também nas Ordens do Dia.

Já em novembro, ele não foi nos dias 6, 27, 28, 29 e 30. No dia 29 foi realizada reunião de votações.

Os demais

Além dos três que ocupam o topo do ranking, outros deputados também registram um elevado número de faltas no período analisado pela reportagem.

O deputado Wanderley Andrade (Avante) compareceu a 85 sessões, ou seja, faltou 28 vezes. Em seguida, aparecem Delegado Péricles (PL) e João Luiz (Republicanos) que estiveram em 86 sessões apenas.

Deles deles, aparece Sinésio Campos (PT), com 87 presenças; em seguida, Thiago Abrahim (União Brasil) com 89 presenças. George Lins (União Brasil) e Wilker Barreto (Cidadania) estiveram em 90 reuniões ordinárias.

Os deputados Abdala Fraxe (Avante) e Carlinhos Bessa (PV) compareceram a 92 sessões; Débora Menezes (PL) tem 93 presenças e Joana Darc (União Brasil), 94.

Cristiano D’Angelo (MDB); Dr.Gomes (Podemos) e Mário César Filho (União Brasil), possuem 95 dias de presença no trabalho. Felipe Souza (Patriota) tem 96 dias de trabalho registrados; Rozenha (PMB), 97 e Alessandra Campêlo (Podemos) esteve em 98 reuniões.

Mais assíduos

Os parlamentares mais assíduos neste período foram: Mayra Dias (Avante), com 107 presenças e apenas seis faltas; Cabo Maciel (PL), que possui 106 dias de trabalho, faltando apenas sete sessões e Comandante Dan (Podemos), que compareceu 100 vezes nas sessões da Aleam.

A reportagem do AM1 enviou uma solicitação para os três deputados que mais registraram ausências de fevereiro a novembro, pedindo um posicionamento de cada um em relação às ausências e somente a assessoria de Daniel respondeu.

Segundo a assessoria do deputado, muitas das faltas foram devido à participação do parlamentar em reuniões externas em outros estados e nos municípios do interior, relacionadas ao trabalho dele como presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa. O texto afirma que as idas a essas reuniões têm a finalidade de trazer conhecimento e técnicas que possam aparelhar e realmente contribuir com as políticas públicas para a população desta área.

A resposta diz, ainda, que Daniel passou por problemas de saúde e cirurgia e, por isso, precisou se afastar de outras sessões.

“Na oportunidade, asseguro o meu compromisso com o exercício das minhas atividades e no debate e votação das matérias em prol de melhorias para nosso Estado”, afirma o deputado em um dos trechos da resposta.

Confira aqui o relatório de presenças nas sessões:

 

LEIA MAIS: