Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Advogados favoritos à vaga de desembargador do Amazonas

Advogados favoritos à vaga de desembargador do Amazonas

Com o fim da eleição para a lista sêxtupla dos advogados à vaga de desembargador, surgiu entre os membros da classe dois nomes  de advogados considerados favoritos à indicação do governador Amazonino Mendes (PDT): o jurista Délcio Santos e o procurador Jorge Pinho. 

Délcio Santos e Jorge Pinho: apontados como favoritos à magistratura (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Em primeiro lugar na preferência dos advogados, Délcio foi jurista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e por muitos anos atuou como  advogado eleitoral do senador Eduardo Braga (MDB), atualmente, um dos principais aliados de Amazonino na corrida dele pela reeleição. Por outro lado, Pinho – que ficou em quinto lugar no pleito –  tem a seu favor a experiência de já ter sido procurador-geral de Amazonino, no período de 1999 a 2003, no terceiro mandato dele de governador do Estado.

O procurador tem outra peculiaridade. Para ser eleito, ele contou com o apoio do presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Amazonas (Ieadam), pastor Jônatas Câmara, que apesar de ter o irmão, deputado federal Silas Câmara (PRB) ao lado do grupo contrário a Amazonino, o pastor possui grande influência sobre o governador.

Escolha

Trinta e um candidatos disputaram o voto de mais de seis mil advogados, no último sábado, 26. Após a homologação pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) da lista sêxtupla, o Tribunal de Justiça do Amazonas fará a eleição de três nomes e encaminhará uma lista tríplice ao governador Amazonino Mendes, que fará a indicação de apenas um nome para compor a corte do TJ-AM. “É um critério legal, promovido dentro do tribunal, depois vai para apreciação do governo, que deverá agir com equilíbrio e pensando no bem público”, disse Amazonino, que também participou da eleição por ser advogado.

Em alerta

Mesmo com o favoritismo de Délcio Santos e Jorge Pinho, os outros quatro advogados buscam, a partir desta segunda-feira, 28, iniciar as articulações políticas em torno da escolha da lista tríplice ao Tjam. Mas ainda há quem aguarde alguma mudança na lista sêxtupla. Isso porque entre os advogados escolhidos está o nome de Charles Garcia, que teve a candidatura cassada pela Comissão Eleitoral por abuso de poder econômico. Ele está recorrendo da decisão. O suplente da lista sêxtupla é o advogado Affimar Cabo Verde Filho.

Saiba quais foram os sete advogados mais votados

Délcio Santo……………. 741 votos

Carlos Alberto………….. 684 votos

Charles Garcia…………. 661 votos

Alberto Bezerra……….. 639 votos

Jorge Pinho…………….. 599 votos

Silvio Costa…………….. 544 votos

Affirmar Cabo Verde….. 526 votos