Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Aécio Neves teme enfraquecimento do PSDB em 2022

Aécio defende que partido aposte na "terceira via" e foque em fortalecer bancada federal, sem necessariamente lançar candidato ao Planalto

Aécio Neves teme enfraquecimento do PSDB em 2022

Aécio Neves teme enfraquecimento do PSDB em2022

MINAS GERAIS, MG – O deputado federal Aécio Neves (PSDB/MG) fez um alerta a sua sigla partidária, no caso Partido da Social Democracia (PSDB). Aécio teme que o partido se acabe nas próximas eleições de 2022.

“O partido tem que estar preocupado em voltar fortalecido ao Congresso, ocupar os espaços que já ocupou no passado. Voltar a ser um dos polos principais de disputa”, enfatizou.

Aliado do governador de São Paulo, João Doria, e sem concorrer a cargo majoritário desde que saiu derrotado das eleições em 2014 e perdeu o controle do partido para o grupo aliado, Neves apontou o risco de o partido definhar, caso cometa o erro de ficar refém de um “projeto pessoal”.

“Acho que o PSDB tem de ter muito juízo”, destacou. “O que eu temo é que uma candidatura que surja única e exclusivamente em razão de uma vontade pessoal ou da força de uma determinada máquina política possa nos levar ao definhamento”, frisou.

O tucano também é crítico da possível candidatura de Doria ao Planalto em 2022, mas defendeu que os tucanos apostem na chamada terceira via, mesmo que a polarização entre o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se imponha no próximo pleito. O objetivo seria fortalecer as bancadas federais, tanto na Câmara quanto no Senado.

Leia mais: Bolsonaro recebe cão ‘Rastreador Brasileiro’ de militar do Amazonas

“Se essa polarização se confirmar, ela vai gerar um cansaço tamanho na população que, depois de 2022, vai voltar a ter um espaço maior para partidos como o PSDB, que tem projetos para o país, que pensa o país do ponto de vista da economia, do ponto de vista social, que tem uma história para propagar. O PSDB tem que tomar um cuidado grande para não acabar nesta eleição. Tem que ter um cuidado grande para não tomar um caminho errado de isolamento absoluto e voltarmos amanhã como um partido nanico na Câmara dos Deputados”, disse.

Prévias no PSDB

Para Aécio, as prévias na legenda devem ocorrer, no entanto ele defende que o pré-candidato escolhido tenha consciência de que poderá ter que abrir mão da candidatura em favor de uma composição que garanta o fortalecimento da sigla.

(*) Com informações Metrópoles

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.