MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Afegãos se escondem nas rodas e asas de avião para deixar país por medo do Talibã

População se aglomera em aeroportos e nas ruas para tentar fugir do país; pelo menos cinco mortes foram registradas durante a tentativa de fuga
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 16 de agosto de 2021 – 11:44
Afegãos se escondem nas rodas e asas de avião para deixar país por medo do Talibã
Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP – Durante um tumulto causado no aeroporto de Cabul, cinco pessoas morreram em uma tentativa de fuga nesta segunda-feira (16). A aglomeração ocorreu após soldados americanos acelerarem o processo para retirar os diplomatas americanos. Afegãos foram ao aeroporto para tentarem embarcar em voos para fugir do país, um dia após o Talibã voltar ao poder.

Ainda não se sabe como as vítimas morreram. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram duas pessoas caindo de um avião militar dos Estados Unidos, após se esconderem na roda e nas asas da aeronave. Um funcionários americano afirmou que soldados do país atiraram contra o avião para tentar evitar que a população embarcasse.

Leia mais: Após chegada do Talibã, presidente afegão diz que deixou o país para evitar derramamento de sangue

A Secretaria de Defesa americana informou que todos os voos foram suspensos em Cabul. Ainda não se sabe por quanto tempo a paralisação irá durar.

A população foi ao aeroporto para tenta embarcar nos últimos voos comerciais antes que eles fossem cancelados. Na noite de domingo (15), os americanos afirmaram que assumiriam o controle do tráfego aéreo. Apenas voos militares possuem autorização para operar no país.

Em tentativa de fuga, pessoas pularam muros e cercas enquanto soldados americanos, muitos com armas em punho, protegiam a evacuação dos diplomatas.

Leia mais: Piloto do Afeganistão é morto em ataque Talibã

No domingo, mais de 60 países emitiram um comunicado afirmando que os afegãos e estrangeiros que queiram deixar o Afeganistão possam poder fazê-lo sem impedimentos.

(*) Com informações de O Globo

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap