Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Afinal, quais as sequelas que podem ser adquiridas após contrair a Covid-19?

Estudos já chegaram a conclusão de que mais de 92% dos pacientes que tiveram covid-19 da forma moderada ou grave apresentaram num período pós doença, alterações relacionadas a cognição, respiração e batimentos cardíacos

Afinal, quais as sequelas que podem ser adquiridas após contrair a Covid-19?

Foto: Márcio Silva / Portal Amazonas1

AMAZONAS – Atingindo principalmente as vias respiratórias de pessoas que contrariam a doença causada pelo coronavírus, a covid-19 pode ocasionar outros danos à saúde e deixar sequelas que vão desde problemas dermatológicos, até problemas cognitivos. O Portal Amazonas1 conversou com uma infectologista sobre as sequelas que podem ser adquiridas após contrair a doença.

Leia mais: Covid-19: isolados há um ano em sítio, casal inicia projeto de agricultura familiar no AM

Segundo a infectologista Ana Galdina, a própria rede pública de saúde da capital já tem atuado em casos onde pessoas que venceram a covid-19 passaram a apresentar sintomas descritos como entidade nosológica. A doutora explica que, aos poucos, profissionais de saúde e cientistas têm descoberto diferentes característica da síndrome pós covid-19.

“A própria OMS já reconheceu que os sintomas que tratamos hoje em pacientes, após passarem por grau grave de covid-19, são de uma patologia independente que está vindo após a doença. A síndrome pós covid-19 tem diferentes características. Elas vão desde manifestações, como queda de cabelo, até problemas respiratórios, cardíacos e cognitivos e neurológicas”, diz a doutora.

Quem sentiu os sintomas após ter vencido a doença foi a psicóloga Elisângela Lima, de 61 anos, que enfrentou o coronavírus em fevereiro mesmo após estar em isolamento. Elisângela chegou a ser internada e teve os pulmões comprometidos. A aposentada venceu a doença após duas semanas duras de combate, mas ainda sente um incômodo no peito.

“Acho que cheguei a ter mais de 30% dos pulmões comprometidos. Tinha muita dor e não respirava direito. Senti na pele aquela crise do oxigênio. Eu fui liberada do hospital e quando cheguei em casa a dor não tinha acabado. Pensei que ia ser só por uns dias, mas até hoje eu sinto e faço fisioterapia” Diz a psicóloga.

Sequelas

Segundo a doutora, estudos já chegaram a conclusão de que mais de 92% dos pacientes que tiveram covid-19 da forma moderada ou grave apresentaram, num período pós doença, alterações relacionadas à cognição, atenção e outras partes ligadas ao cérebro, como o olfato e o paladar. Isso acontece porque a doença também pode chegar a causar uma encefalite, uma inflamação no cérebro.

“Eu já tive pacientes que tiveram a síndrome e não conseguiam sentir outros cheiros, se não o de esgoto ou aquele odor de hospital. Imaginamos que o olfato e o paladar – que ele também havia perdido – eram afetados devido ao vírus, mas isso ocorre pelo inchaço no cérebro. A encefalite pode deixar nos pacientes respostas permanentes de tratamentos feitos durante a doença”, explica.

Outro problema deixado pela covid-19 é a miocardite. Uma inflamação no coração que pode causar até mesmo o aumento do órgão. A covid-19 também pode trazer trombos no coração, que podem ser responsáveis por infartos de grande agressividade.

“O coração é como se fosse uma bomba, então ele só não é mais atingido pela covid do que os pulmões. A doença desregula os batimentos e traz a miocardite. Ela faz ele bombear de uma maneira fora do normal. Além disso, pacientes também podem sentir os sintomas até seis meses após vencerem a doença. O aparecimento de trombos no coração, causador de infartos, são muito agressivos” diz a infectologista.

Problema nos pulmões

O problema desenvolvido por Elisângela é chamado de enfisema pulmonar e é causado quando o pulmão enrijece e sofre com fibrose. Basicamente, o pulmão não tem mais o mesmo desempenho de antes pelo esforço feito durante o tratamento da covid-19.

“O esforço feito pelos pulmões durante o tratamento não termina, normalmente pacientes ainda vão precisar usar respiradores e farão fisioterapia”, diz a especialista.

Fisioterapia em Manaus

Na capital, a prefeitura de Manaus disponibiliza desde dezembro de 2020 o Centro Especializado de Reabilitação (CER) Professor Rolls Gracie, voltado para pessoas que enfrentam sérios problemas respiratórios ou sequelas causadas pela covid-19. O Portal Amazonas1 buscou a prefeitura e o estado para saber como as gestões têm trabalhado para mais espaços como o centro serem disponibilizados.

Em nota, a Semsa afirma que, atualmente, a capital possui centros especializados na reabilitação de pessoas com covid-19.

“A Prefeitura de Manaus oferece o serviço de fisioterapia pós-Covid em todas as zonas da cidade e, até o momento, vem sendo o suficiente para atender a demanda”, declaram em nota.