
(Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)
Brasília (DF) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente aprovou o plano da Petrobras para a limpeza da sonda que poderá ser usada na perfuração da Foz do Amazonas na Margem Equatorial. Segundo especialistas, essa autorização do Ibama é um dos passos para a obtenção da licença de exploração de petróleo na região acima dos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que recebeu com satisfação a notícia ao classificá-la como um passo fundamental para a Petrobras avançar com a atividade de forma responsável e sustentável. Ele ressaltou, no entanto, que o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental andam juntos e acrescentou que a exploração na Margem Equatorial será um avanço para a soberania energética do País e para o futuro da economia.
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, do PT do Amapá, declarou que essa é uma caminhada muito esperada pelos amapaenses e necessária para o Brasil. E lembrou que autosuficência do país em petróleo se esgota no ano de 2030. É necessário para o Amapá e fundamental para o Brasil ter essa pesquisa e ter exploração.
Mas tudo isso vai ocorrer seguindo todos os critérios e rigores técnicos que exigem para o caso. O tempo que a boiada passava, esse tempo acabou. Nós temos um governo hoje que respeita o meio ambiente, mas que compreende também que o Brasil precisa, até para mudar para novas matrizes de desenvolvimento energético, continuar tendo a exploração e a pesquisa de reserva de petróleo.
A Petrobras prevê um investimento de US$ 3,1 bilhões para a perfuração de poços na Margem Equatorial. Desde 2003, a estatal aguarda uma licença do Ibama para iniciar os estudos da exploração de petróleo na região.O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu com satisfação a notícia de que o Ibama autorizou a Petrobras a fazer a limpeza de uma sonda que poderá ser usada na perfuração da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial.
Ele destacou, no entanto, que o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental andam juntos. O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), declarou que a Petrobras vai respeitar todas as exigências técnicas e que o presidente Lula vai conciliar a necessidade dos combustíveis fósseis até o Brasil ser autosuficiente nas fontes renováveis e a preservação do meio ambiente.
(*) Com informações da Agência Senado
LEIA MAIS
- Enquanto Marina se esquiva, Ibama dá negativa para exploração de petróleo no AP
- Fausto Junior critica Ibama e Marina Silva por travarem exploração de petróleo
- Pré-Sal Petróleo abre inscrições para 1º concurso público
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.