Da Redação – O ex-prefeito de Parintins (a 534 quilômetros de Manaus), Carlos Alexandre Ferreira, o Alexandre da Carbrás (PSD), está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), por suspeita de desvio de R$ 1,5 milhão em recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados à cidade entre os anos de 2013 e 2016, período em que esteve como gestor do município.
Instaurado na Portaria n° 44, de 28 de junho deste ano, o inquérito prevê a apuração da responsabilidade cível e criminal do ex-gestor, quanto à aplicação do recurso para a construção de creches do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e para o pagamento da folha de funcionários públicos da localidade.
O resumo da investigação, que está a cargo do procurador da República Alexandre Jabur, foi publicado na última terça-feira, 4, no Diário Eletrônico do órgão, disponível na internet. O inquérito foi instaurado no último dia 28.
No descritivo disponível no site do Ministério Público Federal, o procurador solicita ao Banco do Brasil, os extratos bancários, fichas de autógrafos, cópias de cheques e comprovantes de DOC e TED (modalidades de transferência bancária eletrônica).
Jabur pede, ainda, outros documentos pertinentes à conta corrente do município de número 000025087- 2, custodiada na agência 0333-6, e que recebia recursos do Programa educacional. O procurador da República finaliza o FNDE que proceda, em 180 dias, a análise final da prestação de contas relativa aos repasses federais.
A reportagem do Amazonas1 tentou contato com Alexandre da Carbrás, mas não obteve sucesso.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.