Manaus (AM) – Os aliados do ex-candidato à Prefeitura de Manaus, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), se manifestaram nos últimos dias para reforçar a campanha de Alberto Neto no 2º turno das Eleições Municipais de 2024.
As alianças políticas estão se intensificando com um foco claro no apoio a candidaturas. Nesta primeira semana, Alberto Neto (PL) já consolidou duas alianças importantes com ex-candidatos à Prefeitura de Manaus: Wilker Barreto (Mobiliza) e Amom Mandel (Cidadania). No entanto, a articulação de Alberto Neto vai além dos ex-candidatos, abrangendo também o apoio de vereadores e deputados estaduais.
Apesar de ter feito duras críticas ao governo estadual durante o primeiro turno, grande parte do apoio que Alberto Neto vem recebendo, até agora, vem de parlamentares que integram a base aliada do União Brasil. Um exemplo disso foi o apoio oficializado nessa quarta-feira (10) pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), presidido no estado do Amazonas pelo deputado Rozenha.
Durante uma coletiva de imprensa nesta semana, Alberto Neto foi questionado sobre a aceitação desses apoios, principalmente vindos de políticos ligados ao chefe do Executivo estadual. Em resposta, o candidato afirmou que aceita o apoio de vereadores e deputados, mas prefere manter distância de figuras associadas aos “caciques” políticos.
“Vocês têm que entender que o Rozenha é deputado estadual, o Ivo Neto (PMB) é vereador e Paulo Tyrone (PMB) foi eleito agora. Aqui, estão representantes do povo. Ninguém é dono de ninguém. Quem está aqui, está aqui com o propósito de uma cidade melhor. O que eu falei na coletiva passada? Que nós não queremos caciques no nosso grupo. Apenas isso. Mas eu falei: deputados, vereadores, quem quiser, juntos, uma aliança por Manaus será muito bem-vinda”, declarou Neto.
A surpresa do segundo turno foi o posicionamento de um antigo desafeto de Alberto Neto, o ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Roberto Cidade, Coronel Menezes (Progressistas). O compadre de Bolsonaro afirmou que apoiaria o rival por ser “fiel” a Bolsonaro, e que, diante do cenário político, seu posicionamento seria o “correto”.
Apesar de compartilharem posições ideológicas, Capitão Alberto Neto (PL) e Coronel Menezes (Progressistas) romperam politicamente em 2023, após a expulsão de Menezes do Partido Liberal (PL), enquanto ambos ainda faziam parte da mesma sigla. O afastamento refletiu divergências internas, embora suas trajetórias políticas tenham se cruzado no passado.
Além do ex-superintendente da Suframa, sua filha, a deputada estadual Débora Menezes (PL), seguiu os passos e logo se pronunciou em apoio a Alberto Neto depois que Menezes declarou estar do lado do capitão.
Outro apoio significativo à candidatura de Alberto Neto veio da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), uma aliada próxima do governador. Joana anunciou seu apoio nas redes sociais, destacando também a adesão de seu esposo, Aldenor Lima (União Brasil), recentemente eleito vereador de Manaus.
Defensores da causa animal, Joana e Aldenor afirmaram que a aliança com Alberto Neto e sua vice, Maria do Carmo Seffair (Novo), foi firmada após discussões sobre o compromisso do candidato com a causa animal e investimentos na área de saúde animal.
Crime eleitoral?
Nessa quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) publicou uma foto do presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), na página oficial da Casa Legislativa no Instagram para expressar apoio à candidatura de Alberto Neto (PL) à Prefeitura de Manaus. No entanto, a publicação foi excluída 30 minutos após sua postagem.
Em entrevista ao Portal AM1, Cassius Clei Farias de Aguiar, coordenador-adjunto de Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB Amazonas), e membro do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, analisou a situação.
Ele destacou que tal conduta poderia configurar uma “violação das disposições legais previstas na Lei n.º 9.504/97”, que regulamenta a matéria eleitoral.
Aliados de Roberto Cidade
A vereadora Taysa Lippy (PRD), filha do deputado estadual Felipe Souza (PRD), líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), também declarou apoio a Alberto Neto. Lippy, que foi a terceira vereadora mais votada em Manaus e garantiu sua reeleição, tornou público seu posicionamento nessa quinta-feira (10).
A vereadora Glória Carratte (PSB), decana da Câmara Municipal de Manaus (CMM), também oficializou nessa quinta-feira (10) seu apoio a Alberto Neto. O PSB, partido presidido no Amazonas por Serafim Corrêa, atual secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), alinha-se, assim, à campanha do candidato na fase decisiva da eleição.
O vereador Lissandro Breval (Progressistas), que iniciou sua trajetória política pelo Avante como vereador em 2020, também anunciou seu apoio a Alberto Neto nessa quinta-feira (10) por meio das suas redes sociais. Tal apoio já era esperado, uma vez que ele saiu da base do prefeito em 2023 e se tornou oposição ao chefe do Executivo municipal. Vale lembrar que Lissandro não foi reeleito neste ano e, talvez, esse apoio tenha vantagens para ele.
O vereador reeleito Diego Afonso, líder do União Brasil na Câmara Municipal de Manaus, é uma figura significativa na base do ex-candidato Roberto Cidade. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (11).
LEIA MAIS:
- O que levou Alberto Neto ao 2º turno nos 45 minutos do segundo tempo?
- CACC Amazonas mira assessoria da CMM por campanha a Alberto Neto no Instagram
- Amom é ‘detonado’ nas redes sociais após declarar apoio a Alberto Neto
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.