Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

Após polêmica na troca de nome, praça ganha estátua de Nestor Nascimento

A escultura de Nestor foi implantada na área após movimentos negros reclamarem de lei que renomeava o local como Praça Oscarino Peteleco

Após polêmica na troca de nome, praça ganha estátua de Nestor Nascimento

Foto: Altemar Alcantara / Semcom

Manaus, AM – Após a mudança polêmica no nome de uma praça localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, o local ganhou uma estátua do ativista negro Nestor Nascimento. A escultura foi implantada na área após movimentos negros reclamarem da Lei nº 2.767, de 23 de julho de 2021, que nomeia o local como Praça Oscarino Peteleco. Antes, a área pública se chamava Nestor Nascimento.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), chegou a sancionar a Lei, no dia 23 de julho, mas voltou atrás na decisão e vai encaminhar o projeto de lei revogando a legislação. A medida é oriunda do PL de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante) e foi aprovado na CMM no início de julho.

Contrários à mudança, movimentos negros realizaram uma manifestação no dia 28. A crítica deles era sobre a mudança na nomenclatura da praça. O espaço levava o nome do ativista negro do Amazonas, Nestor Nascimento, que marcou a história do estado devido a sua luta racial e conquistou destaques internacionais.

Leia mais: Tentando limpar imagem do filho, Sabá Reis é vaiado por manifestantes

Com a sanção da Lei, a praça passou a se chamar “Praça Oscarino Peteleco”, uma homenagem ao popular ventríloquo que morreu aos 81 anos de idade em 2018.

E agora, após a polêmica, o espaço continuou com o antigo nome, além de ganhar uma estátua de Nestor Nascimento.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.