Manaus, 7 de dezembro de 2024
×
Manaus, 7 de dezembro de 2024

Cidades

AM apreende de mais de 1,2 mil armas e 16 mil munições em 2024

Cerca de 500 armas foram apreendidas em operações das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da Força Tática em todo o estado.

AM apreende de mais de 1,2 mil armas e 16 mil munições em 2024

(Foto: Arquivo/ SSP-AM)

Manaus (AM) – Nos primeiros dez meses de 2024, o Amazonas retirou de circulação mais de 1,2 mil armas de fogo e apreendeu 16,2 mil munições em operações das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM). Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) e refletem na redução dos índices de criminalidade no estado.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, a integração entre as polícias tem gerado resultados significativos.

“Estamos atuando de forma intensa e integrada. Além do recorde nas apreensões de drogas, o aumento das apreensões de armas e munições tem contribuído para reduzir diversos índices criminais, entre eles, o de homicídios”, destacou o secretário.

De janeiro a outubro deste ano, as Forças de Segurança apreenderam 16.246 munições e retiraram de circulação 1.281 armas de fogo, incluindo revólveres, pistolas, carabinas e fuzis de diferentes calibres.

Cerca de 500 armas foram apreendidas em operações das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da Força Tática em todo o estado.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou que o aumento na produtividade é resultado das operações ostensivas realizadas em conjunto com outros órgãos de segurança, além dos investimentos substanciais do Governo do Amazonas na corporação.

“Nossas tropas estão atuando com maior eficácia, o que tem levado ao aumento das apreensões de armas de fogo. Quanto mais armas apreendemos, mais dificultamos e reduzimos crimes como homicídios”, afirmou o comandante.

Redução nos Homicídios

O número de homicídios caiu em todas as zonas de Manaus. No Amazonas, de janeiro a agosto deste ano, a redução foi de 17%, conforme dados da SSP-AM.

Esse resultado reflete o trabalho integrado das Polícias Militar e Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), além dos investimentos do Governo do Amazonas. Essas ações resultaram na prisão de 253 pessoas suspeitas de envolvimento em homicídios entre janeiro e agosto.

 

LEIA MAIS: