Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Amazonas apresenta estabilidade na incidência de gripe, diz Fiocruz

 Após semanas de aumentos de casos nas síndromes respiratórias em parte do país, o quadro apresenta sinais de queda.

Amazonas apresenta estabilidade na incidência de gripe, diz Fiocruz

(Foto: Semsa/Divulgação)

Manaus (AM) – O Amazonas apresenta estabilidade com oscilações na incidência de Influenza, segundo novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta terça-feira (27).

Segundo o boletim, após semanas de aumentos de casos nas Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em boa parte do país, o quadro apresenta alterações com o sinal de queda nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas) em nível nacional.

Já a influenza A – majoritariamente H1N1 – registrou aumento ao longo do mês de maio e manteve presença significativa nas primeira semanas de junho. Nas crianças, o vírus sincicial respiratório (VSR) segue como o principal vírus identificado, sendo responsável pelo cenário atual nesse público e continua apresentando aumento em alguns estados das regiões Norte e Nordeste.

O coordenador Marcelo Gomes, do InfoGripe, explica que a diminuição dos casos das SRAG no país se dá pelos números das regiões do Centro-Sul do país, nos quais os estados apresentam queda ou interrupção do crescimento.

“Na tendência de longo prazo, seis estados mostram sinal de crescimento de SRAG: Acre, Amapá, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. Nos cinco primeiros, o aumento está associado fundamentalmente ao grupo das crianças. Já em Sergipe, é possível observar sinal de crescimento tanto em crianças pequenas quanto em faixas etárias da população adulta, especialmente nas idades mais avançada”, disse.

Nesta semana, o Ministério da Saúde voltou a recomendar o uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais, pessoas que apresentem fatores de risco para covid-19 e casos suspeitos ou confirmados da doença.

LEIA MAIS: