Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cidades

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

Reconhecimento foi anunciado nesta quinta-feira, durante o evento de 55 anos de fundação da Prodam.

amazonas-e-finalista-em-rankin

(Foto: Divulgação Prodam)

Manaus (AM) – O estado do Amazonas está entre os finalistas da 6ª edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD), levantamento anual promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (Abep-TIC). A indicação reforça o papel da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) no processo de digitalização dos serviços públicos oferecidos à população amazonense.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 6 de agosto, durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2025), em Brasília. O Amazonas concorre na categoria de maior variação nominal, que reconhece os estados com maior avanço em relação à edição anterior. Também são finalistas o Distrito Federal e o Ceará.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (10/07) pelo diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, durante a celebração pelos 55 anos da empresa. Ele destacou o reconhecimento como um reflexo do trabalho coletivo da instituição e do Governo do Amazonas. “A maioria dos serviços públicos utilizados no dia a dia passa, de alguma forma, por sistemas desenvolvidos por nós. É gratificante ver esse trabalho ser reconhecido nacionalmente, ainda mais em um dia tão especial para a Prodam”, afirmou.

Serviços

Entre as soluções que contribuíram para esse resultado estão o novo sistema Apoena, ferramenta voltada ao controle e à fiscalização dos recursos públicos e os serviços de site backup, oferecidos a instituições como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM).

“Uma vez hospedados no datacenter da Prodam, os serviços essenciais mantidos por essas instituições têm a garantia de continuidade em caso de sinistros ou perda de conectividade”, explicou Lincoln.

Sobre o índice

Desenvolvido pela Abep-TIC, o IOSPD integra o pilar Eficiência da Máquina Pública, componente do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O índice é baseado em dados fornecidos pelas unidades federativas, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

*Com informações da Assessoria 

LEIA MAIS 

Donald Trump taxa, bancada do Amazonas fica em silêncio

Governo do Amazonas reforça turismo seguro com ação integrada na Balsa Amarela

Municípios do Amazonas ainda aguardam ajuda federal após cheia