Manaus, 24 de julho de 2024
×
Manaus, 24 de julho de 2024

Manchete

Amazonas é o 2º do País com mais fugas das delegacias, aponta levantamento

Amazonas é o 2º do País com mais fugas das delegacias, aponta levantamento

Foto de divulgação

As delegacias do Amazonas estão entre as que mais registram fugas de presos no País, atrás apenas das delegacias do Paraná. Aqui, de cada quatro delegacias, uma registrou fuga, de acordo com o levantamento mais recente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que fez visitas em todos os Estados do País no segundo semestre de 2016.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Das 88 delegacias visitadas no Amazonas, 22 registraram fugas, o que representa um percentual de 25%. No Paraná, 44% das delegacias viram os presos fugirem, conforme o levantamento intitulado ‘O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial’.

Para o CNMP, a sociedade tem “sentido os reflexos dos graves de segurança pública”, que “repercutem nas condições de vida de centenas de milhares de cidadãos”.

Entre os problemas na segurança pública do Amazonas é a quantidade insuficiente do número de servidores para o adequado exercício da atividade-fim. Conforme o levantamento, só 6% das delegacias visitadas têm número suficiente, o terceiro pior nível da Região Norte, atrás apenas de Rondônia e Roraima.

Outro problema revelando pelo CNMP está ligado à quantidade de delegacias de Polícia Civil em que há plantão ininterrupto. No Amazonas, menos da metade (47%) oferecem à comunidade os plantões sem interrupção, o segundo pior Estado da Região Norte, depois de Tocantins (17%).

Quem já teve problemas e precisou recorrer a delegacias no período da noite ou mesmo nos fins de semana, costuma encontrar dificuldade para encontrar delegacias com plantões em funcionamento, segundo apurou o Amazonas 1.

Confira o estudo, na íntegra