Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Amazonas Energia leva seis horas para devolver energia ao AM

O município de Parintins foi o último a ter o serviço de energia restabelecido após apagão nacional nesta terça-feira.

Amazonas Energia leva seis horas para devolver energia ao AM

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Parintins)

Manaus (AM) – Após seis horas sem energia elétrica, o Amazonas já possui 100% da eletricidade após o apagão nacional que atingiu mais de 10 estados na manhã desta terça-feira (15). A informação foi confirmada pela concessionária Amazonas Energia por meio de nota encaminhada à imprensa.

A concessionária explica que a normalização completa de sua carga de fornecimento se deu às 13h31, na cidade de Parintins – último município a ter o serviço  restabelecido e, dessa forma,  supriu a demanda de energia elétrica do Estado ao longo desta terça.

“A Amazonas Energia informa que, às 13h31, foi normalizado o fornecimento de energia elétrica na cidade de Parintins, completando 100% do restabelecimento no Estado do Amazonas” diz nota.

O que disse o governo federal:

Em nota divulgada na manhã desta terça, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia, que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu devido à abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

Segundo a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.