Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cidades

‘Apagão’ atinge Manaus, Parintins e Itacoatiara nesta terça

A falta de energia afeta, ainda, o fornecimento de internet e o abastecimento de água; saiba o que diz a Amazonas Energia.

‘Apagão’ atinge Manaus, Parintins e Itacoatiara nesta terça

Manaus (AM) – Um “apagão” deixou Manaus e outros cinco municípios do Amazonas sem energia na manhã desta terça-feira (15).

O blecaute teve início por volta das 7h32, segundo a concessionária Amazonas Energia. Até as 10h da manhã de hoje, ainda não havia previsão de retorno de energia.

Em nota, a empresa informou que um “desligamento intempestivo” no Linhão de Tucuruí causou o blecaute.

Outras cinco cidades do Amazonas também foram afetadas: Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

“Amazonas Energia informa que, às 07h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucuruí, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de , Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.”

Internet e Água

Além da falta de energia, o sinal das operadoras de telefonia móvel também foi afetado com oscilações no serviço de dados móveis e ligações telefônicas.

Com a falta de energia, um outro problema deve afetar a população: a falta d’água. Isso porque a Águas de Manaus não possui gerador de energia.

Governo federal*

O Ministério de Minas e Energia (MME) também se manifestou, por meio de nota, sobre o problema.

Segundo o MME, “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça. Estados do Sudeste também foram afetados pela paralisação do serviço”.

Conforme o ministério, as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

“A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, diz um trecho da nota.

Por conta do problema, “o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada da distribuição de energia, bem como determinou a apuração das causas do incidente”.

(*) Matéria atualizada às 11h para inclusão da nota do Ministério de Minas e Energia