
Amazonas recebe 1º lote de vacina bivalente da Pfizer. (Foto: Arthur Castro/Secom)
Amazonas recebeu, na quinta-feira (9), o primeiro lote de vacina bivalente da Pfizer, com 44.400 doses do imunizante. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original da Covid-19 e também contra a Ômicron e as subvariantes dela.
As doses recebidas darão continuidade ao Plano Nacional de Vacinação (PNI), iniciando pelos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).
O secretário de saúde, Anoar Samad, ressaltou ser importante que a população dê sequência ao esquema vacinal contra Covid-19, iniciando com a aplicação de doses monovalentes para que depois tenham acesso às bivalentes.
“O Coronavírus vêm desenvolvendo mutações. Ele forma novas variantes e com isso as vacinas também vão evoluindo. No caso desta variante Ômicron e suas subvariantes, as vacinas mostraram que têm um escape vacinal muito grande. Com isso, a Pfizer lançou a vacina bivalente, que serve tanto para as variantes anteriores como para essas novas variantes”, disse o secretário de saúde.
Esquema vacinal
Segundo a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, é importante que a população fique atenta para a definição do grupo prioritário, que receberá as doses da bivalente da Pfizer neste primeiro momento.
“O público alvo nessa primeira fase é composto por pessoas a partir de 70 anos, pessoas que tenham alguma doença que cause imunossupressão, indígenas que vivam em terras indígenas e pessoas que vivem em instituição de longa permanência, como os asilos”, explicou Tatyana Amorim, que também pontuou os critérios necessários para aplicação de dose da bivalente.
“Para tomar essa vacina é preciso ter no mínimo o esquema básico garantido: duas doses. Então, se eu tomei uma dose e estou no grupo para a bivalente, vou poder tomar? Não. Tem que completar minimamente o esquema básico. Então, temos vacinas disponíveis na rede”, destacou.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
- Amazonas recebe mais 96,9 mil doses de vacinas da Pfizer pediátrica e adultos
- Amazonas recebe 112.320 doses da vacina Pfizer
- Pfizer apresenta pedido de vacina mais forte contra variante Ômicron
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.