Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Economia

Amazonas sofre queda na produção industrial em abril

Atividades com borracha e plástico foram as únicas que obtiveram desempenho positivo em abril na indústria local (2,5%).

Amazonas sofre queda na produção industrial em abril

Fábrica da Yamaha. Linha de montagem de motocicletas Yamaha. Chão de fábrica. Manaus (AM) 26.10.2010 - Foto: José Paulo Lacerda *** Local Caption *** Fábrica da Yamaha

Na passagem de março para abril, a produção industrial caiu em vários estados, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) -Produção Física Regional- divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)- nesta terça-feira, 9.
De acordo com os dados da pesquisa, o Amazonas é o segundo estado com preocupante queda na produção industrial.
O Amazonas teve o resultado negativo mais intenso da história, com -46,5%, em comparação anual, o número sobe para -53,9%. É o segundo pior desempenho do ano.
Nove das dez atividades industriais apresentaram desempenho negativo em abril; cinco atividades caíram mais de 50% no mês, sete estão com desempenho negativo em 2020; uma com zero de desempenho e duas ainda estão positivas.
A indústria de duas rodas caiu 99% em abril, já a indústria eletrônica, informática e ótica caiu 52%. Atividades com  borracha e plástico foram as únicas que obtiveram desempenho positivo em abril na indústria local (2,5%).
A maior queda foi registrada na fabricação de outros equipamentos de transporte (-98,9%).
No acumulado do ano, a maior queda está na atividade fabril de outros equipamentos de transporte (-20,1%). Já a melhor posição está na fabricação de máquinas e equipamentos (32,8%).