Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cidades

Amazonas tem quatro casos suspeitos de coronavírus

A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 5, durante divulgação da 9ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas

Amazonas tem quatro casos suspeitos de coronavírus

Amazonas tem cinco casos suspeitos de coronavírus e um descartado (Divulgação)

A Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM) confirmou, nesta quinta-feira, 5, que o Amazonas tem quatro casos suspeitos de coronavírus no Amazonas e um descartado. Os dois pacientes tratam-se de pessoas que chegaram da Alemanha recentemente.

A informação foi divulgada na 9ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, que corresponde à análise de notificação de novembro de 2019 até o dia 4 de março de 2020.

O número, antes, era de três casos suspeitos. Um, trata-se de uma pessoa que esteve nos Emirados Árabes. Os outros dois, de pessoas que chegaram de viagem da França. Segundo o Governo do Amazonas, todos passam bem e estão em isolamento domiciliar, em Manaus.

Veja também: 

Governo monitora duas pessoas suspeitas de coronavírus em Manaus

Ministério da Saúde confirma oitavo caso de coronavírus no Brasil

Segundo o boletim, foram notificados, até o momento, 253 casos de SRAG, sendo 224 apenas na capital amazonenses. Destes, foram confirmados 49 casos por vírus respiratórios, sendo identificados 21 casos provocados por Adenovírus, 15 casos de Influenza B, seis para Vírus Sincicial Respiratório (VRS), quatro por Influenza A (H1N1), dois para Metapneumovírus e dois para Parainfluenza 1. 

Nessa mesma edição, a FVS informa que no total foram registrados, a partir de novembro, 31 óbitos por SRAG. Desses, nove foram por vírus respiratórios e 22 por outras síndromes respiratórias não virais. Os nove óbitos por vírus respiratórios foram de pessoas residentes em Manaus, 4 Adenovírus, 3 por Influenza B, 1 Vírus Sincicial Respiratório (VRS) e 1 Metapenumovírus.

1º simulado no Aeroporto Internacional para Covid-19

Durante a reunião do Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratório – Covid- 19, nesta quinta-feira, 5, na sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), foi anunciado por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que será realizado o 1º Simulado de Caso Suspeito do novo Coronavírus em Trânsito Aéreo. A simulação será na próxima sexta-feira, 6, nas instalações do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situado na zona oeste, de Manaus, a partir das 10h.

O coordenador de Vigilância Sanitária de Portos Aeroportos e Fronteira, da Anvisa, Região Norte, Jerfeson Nepumuceno Caldas, explica que a simulação de um caso real tem a principal função testar os fluxos de forma integrada entre o aeroporto, vigilâncias e assistência.

“As instituições envolvidas irão testar na prática os fluxos de comunicação e atendimento de um caso suspeito em conformidade com o plano de contingência do aeroporto que está sendo concluído. Esta ação permitirá possíveis ajustes no plano e nos procedimentos que devem ser adotados por todos os envolvidos diante da situação”, explica Jerfeson.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, informa que o simulado no aeroporto estava previsto no plano de contingência do Estado. “Estamos em plena execução das ações previstas no plano estadual de contingência do Covid-19, vamos participar todos dessa ação, inclusive com observadores das forças armadas e profissionais de Parintins, que será o próximo município a realizar simulado no aeroporto”, afirma Rosemary.