Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Amazonas já tem 1,5 milhão de seringas e aguarda apenas a vacina, afirma Wilson Lima

Governo estuda a compra de contêineres de refrigeração que devem ser montados em cidades-polos no interior para serem usados na logística da vacinação

Amazonas já tem 1,5 milhão de seringas e aguarda apenas a vacina, afirma Wilson Lima

Foto: Secom

O governador Wilson Lima (PSC) afirmou que o Amazonas já começou os preparativos para receber as vacinas contra a covid-19 com a compra de 1,5 milhão de seringas. Além disso, o Governo estuda a compra de contêineres de refrigeração que devem ser montados em pólos no interior para serem usados na vacinação, prevista para 2021.

“Tivemos o comprometimento do presidente e do ministro da Saúde de comprar a primeira vacina que estiver disponível no mercado e distribuir de maneira igualitária no país, independente de qual seja, desde que, tenha comprovação de eficácia da Anvisa”, comentou o governador durante uma entrevista, na quinta-feira (17).

Com a apresentação do Plano Nacional de Imunização nesta semana, Lima adiantou que o Governo do Estado aguarda apenas a definição de qual vacina deve ser adquirida para imunizar a população do Amazonas.

“Por exemplo, a Pfizer precisa de uma temperatura de -70 graus. Ela vai entregar no município, no momento em que ela tiver a contratação, armazena e faz toda a logística até os municípios distantes. Não vamos ter preocupação quanto a isso”, explicou o governador.

Segundo ele, uma construção para adquirir frigoríficos inteligentes está sendo feita para conservar outras vacinas entre 2 e 8 graus. “Essa temperatura estamos acostumados a trabalhar e nesse padrão estão a vacina de Oxford e a Coronavac”, citou.

Ainda conforme o governador, oito principais pólos devem ser montados nos municípios a fim de receber os contêineres para distribuir as vacinas nas localidades do interior.

“No Plano Nacional de Imunização há uma previsão de despacho dessas vacinas em dois lotes para cada dose, para o Amazonas tem que ser um envio apenas para cada vacinação. Isso porque têm comunidade que vai levar até 20 dias para chegar de barco. Já em outros lugares vamos entregar de hidroavião”, adiantou o governador Wilson Lima.

Até esta quinta, o Amazonas havia confirmado 189.812 casos da doença com 5.049 mortes, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).