Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Amazonas pede ajuda de outros estados para transferir bebês prematuros

Em crise por falta de oxigênio medicinal, bebês prematuros necessitam de transferência para leitos de internação neonatal

Amazonas pede ajuda de outros estados para transferir bebês prematuros

Foto: Lucas Silva / Secom

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, confirmou que o Estado receberá bebês prematuros transferidos de Manaus. De acordo com informação do secretário, o Governo do Amazonas pediu ajuda a outros estados  para  realizar a transferência de cerca de 60 bebês prematuros que correm risco de ficar sem oxigênio.

A informação foi confirmada para a CNN Brasil, nesta sexta-feira (15). Carlos Lula também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Os bebês que devem ser transferidos precisam de leitos de internação neonatal. O Maranhão se dispôs a receber cinco bebês prematuros. Contudo, esse processo de transferência ainda não foi informado.

A reportagem do Portal AM1 pediu esclarecimentos da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Confira nota da SES-AM na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que, assim como está ocorrendo com pacientes adultos com covid-19, internados na rede estadual de saúde e que necessitam de suporte de oxigênio, a força-tarefa montada pelo Governo do Amazonas e governo federal também vai transferir, para hospitais de outros Estados, bebês recém-nascidos internados nas maternidades públicas do Amazonas.

A secretaria informa que os recém-nascidos serão transferidos a partir da autorização dos pais e serão acompanhados pelas mães. Técnicos da secretaria estão trabalhando no planejamento da logística de transferência e o quantitativo está sendo avaliado de acordo com as condições clínicas dos recém-nascidos”.

 

Leia mais: Amazonas inicia transferência de pacientes com covid-19 para outros estados