Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Apenas 12 municípios do Amazonas entregam relatório de gastos na Educação

Sete prefeituras entregaram um ou dois balanços do total de seis que precisam ser feitos no período. Somente 12 municípios estão em dias

Apenas 12 municípios do Amazonas entregam relatório de gastos na Educação

(Foto: Divulgação)

Dos 62 municípios no Amazonas, 20 ainda não entregaram nenhuma relatório no Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), sobre os gastos da Educação referente ao ano de 2018. Sete prefeituras entregaram um ou dois balanços do total de seis que precisam ser feitos no período. Somente 12 municípios estão em dias.

Os gastos são referentes aos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.

(Foto: Divulgação)

A estratégia do Fundo é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo, promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.

A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim.