Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Campus Party promete movimentar mercado e ajudar comunidades carentes no AM

A CP Amazônia irá entregar dez laboratórios de robóticas comunitários para comunidades de baixa renda na região.

Campus Party promete movimentar mercado e ajudar comunidades carentes no AM

(Foto: Joelma Sanmelo/UEA)

Conhecido como o maior evento em imersão tecnológica em Internet das Coisas (IoT), Blockchains, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, a Campus Party Transire Amazônia chega à Manaus com data marcada entre os dias 18 e 22 de março do ano que vem. O evento promete movimentar a economia no segmento local e atrair olhares do Brasil e do mundo para a capital do Amazonas.

A cerimônia de lançamento do evento ocorreu na noite desta quarta-feira (31), na reitoria da Universidade do Amazonas (UEA) com a presença dos representantes nacionais da Campus Party, além de autoridades e de vários representantes do ecossistema de tecnologia e inovação locais.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia falou sobre o peso que o nome “Amazônia” representa para o mundo, além do potencial tecnológico que o Estado do Amazonas possui. “Manaus é uma capital pioneira em tecnologia e que tem total sinergia com a Campus Party. Sempre quisemos fazer uma edição na região e estamos contentes de termos fechado essas parcerias que possibilitarão uma imersão inesquecível aos campuseiros”, declarou Farrugia.

Também durante o evento, Farrugia anunciou, sem explicar maiores detalhes, que a CP Amazônia irá entregar dez laboratórios de robóticas comunitários que atenderão às comunidades de baixa renda na região e irão atuar por meio de parcerias no Amazonas. Os laboratórios comunitários fazem parte do projeto “Include” do Instituto Campus Party e devem funcionar pelo período de dois anos e atender aproximadamente à duas mil crianças e adolescentes carentes.

Soluções para economia local

Para o especialista em educação tecnológica e CEO da escola de robótica Manaós Tech, Glauco Aguiar, que será um dos palestrantes da CP Amazônia, o evento será uma excelente oportunidade para reunir pessoas e discutir sobre soluções para alternativas econômicas locais.

“Por estarmos no centro da Amazônia, acredito que haverá debates sobre a importância da conservação da floresta e por que não aproveitar o evento para discutir sobre propostas de tecnologias no uso de soluções nesse sentido? Temos uma força muito grande em relação à criação de um Polo Digital em Manaus e de desenvolvimento de tecnologias no campo digital para a gente tentar desafogar um pouco a necessidade gigante que temos do Distrito Industrial”, ressaltou.

Talento local

Para Glauco Aguiar, eventos como a Campus Party facilitam muito para que as pessoas percebam que aqui temos desenvolvedores e soluções interessantes.

“Sempre uso como exemplo o Neemu que é um algoritmo que foi desenvolvido aqui em Manaus, foi vendido e hoje é utilizado em praticamente 90% dos sites de compras do Brasil. Muita gente acha que a gente só monta os produtos aqui. Então é importante ter esse holofote (Campus Party) para cá, justamente, para dar uma chacoalhada no nosso ecossistema que ainda está em crescimento, mas que tem tudo para ser a menina dos olhos da economia local”, destacou o campuseiro que já palestrou em várias edições da CP no Brasil.

Meios de Pagamentos

A Campus Party Transire Amazônia terá como tema central “Meios de Pagamento” e pretende discutir inovações, novas tecnologias e aplicações dos sistemas financeiros, já que o principal patrocinador do evento é o Grupo Transire que detém vários negócios nesse segmento no Amazonas.

“Já realizamos e apoiamos vários projetos, mas levar a Campus Party para Manaus, que é o maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo, mudará a visão do jovem em relação à tecnologia e auxiliará na preparação das novas gerações permitindo que Manaus evolua substancialmente”, destacou o presidente do Grupo Transire, Gilberto Novaes.