Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Comércio de ‘Ovos de Páscoa’ deve ter aumento de 4,5% este ano

Os números são devido ao aumento de pedidos de ovos médios, que deverão ser o melhor resultado nas vendas de Páscoa deste ano

Comércio de ‘Ovos de Páscoa’ deve ter aumento de 4,5% este ano

Surgindo no século XVI, na Alemanha, a Páscoa é uma festa religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Tradicionalmente, e como uma simbologia, é comumente lembrada pelos ovos de chocolate, produzidos em grande escala no período pascoal para comercialização. Em 2019, devido a grande quantidade disponibilizada pelos lojistas – cerca de 35 toneladas – a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Manaus apontou um aumento de 4,5% nas vendas, 3,5% maior do que do ano passado.

Mas, apesar do crescimento aguardado, de acordo com o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, os chocolates chegam com valores 2% mais caros. Ralph disse que os ovos médios deverão ser o melhor resultado para as vendas.

Os chocolates chegam com valores 2% mais caros. (Divulgação)

“Em 2018, em relação a oferta dos ovos de chocolate, 60% eram pequenos, 30% médios e apenas 10% de ovos grandes. Em 2019, serão ofertados 20% de ovos pequenos, 60% médios e 20% de ovos grandes, com o reajuste, os ovos médios deverão ser realmente o melhor resultado para as vendas”, é o que explicou o presidente da CDL-Manaus.

Ovos Caseiros

O ovo caseiro ou ‘gourmet’, como é conhecido, também terá um crescimento de 7% na fabricação, se comparado ao do ano passado. Desse total de 35 toneladas, o presidente da CDL Manaus apontou que 15% são representadas pela venda de ovos caseiros e produtos artesanais ofertados durante a Páscoa.

Contratações temporárias

Épocas festivas são sinais de maiores lucros e uma forma de ‘sair do vermelho’ para muita gente, na páscoa não é diferente. A esperança é que o número de contratações temporárias aumentem. De acordo com a CDL Manaus, em 2018, cerca de 100 pessoas foram recrutadas para auxiliarem na demanda, enquanto que em 2019, 250 pessoas poderão serem chamadas para suprirem com a necessidade deste período.

Páscoa: uma forma de diminuir tensões em unidades prisionais

Para muitas pessoas, a Páscoa é uma forma de ‘sair do vermelho’ e também fugir da rotina, como é o caso de detentas das unidades prisionais do Amazonas que participam do “Projeto Mãos Livres” para aprenderem a confeccionar ovo de páscoa artesanal.

As lembranças e a confecção dos chocolates feitos pelos presas têm a importância na valorização do preparo do evento aos seus familiares, e como forma de diminuir as tensões existentes dentro do sistema, com direito a remição de pena. A produção será no acompanhamento de profissionais de psicologia e serviço social das unidades.

(Divulgação)

De acordo com a Umanizzare, o evento está programado para atender as crianças, filhos dos reeducandos e seus familiares. “Os produtos não serão vendidos. Para os reeducandos, esta ação é uma forma de estreitar os laços existentes com seus familiares. No Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) e Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) as reeducandas irão confeccionar os ovos de páscoa, tendo aproveitamento das internas que já fizeram o curso em outro momento”, informou a assessoria. 

Projeto Mãos Livres

O ‘Projetos Mãos Livres’ abrange todas as prisões do Amazonas e está inserido na política de qualificação profissional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), possui artesanato, trabalhos manuais e atividades terapêuticas voltadas para aprendizados em arte, objetos decorativos e customização de materiais, para capacitar os internos em diversos segmentos profissionais.