Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Covid-19: mortes de policiais aumentam no AM em 2021; categoria pede urgência na vacinação

Conforme dados da SSP-AM, o aumento das mortes é superior a 600% em relação aos óbitos contabilizados de servidores da segurança pública em 2021

Covid-19: mortes de policiais aumentam no AM em 2021; categoria pede urgência na vacinação

Foto: Montagem

Com o aumento de mortes dos servidores da segurança pública ocasionadas pela covid-19 em mais de 600%, no período de janeiro até o início de fevereiro de 2021, representantes dos policiais civis e militares do Amazonas entraram com pedidos de urgência para a imunização das duas categorias.

A Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (Aopbmam) pediu na Justiça Federal, o direito de vacinação dos PMs, logo na segunda remessa da vacinação, no Amazonas. Já o Sindicato dos Funcionários da Policia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol) protocolou solicitação junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Desde janeiro, quando o Amazonas começou a enfrentar a 2ª onda da covid-19, até o dia 8 de fevereiro, 45 servidores da segurança morreram – o que representa um aumento de 643% das mortes em relação à primeira onda da pandemia. Isto com base em dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), onde afirma que, entre março a dezembro de 2020, o número de mortes foi de apenas sete servidores da ativa.

Dos 45 mortos em 2021, 21 deles atuavam na Polícia Civil (PC-AM); 19 na Polícia Militar do Amazonas (PM-AM); três do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e dois da SSP/AM.

Já em 2020, quatro dos sete óbitos foram de servidores da Polícia Militar, dois da Polícia Civil e um óbito da SSP/AM.

Leia mais: Mais de 800 servidores da segurança pública do AM estão afastados com covid-19

Para o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (AOPBMAM), tenente-coronel Emerson Barros, uma das maiores reivindicações da categoria é quanto à prioridade para que os servidores sejam vacinados na segunda remessa da vacinação contra covid-19.

Emerson disse que, embora eles já façam parte da prioridade, ainda estão no grupo quatro da vacinação. “Nós somos uma categoria, que após os médicos, estamos mais exposta no combate ao vírus, até os presos estão na nossa frente. E o que queremos é sermos vacinados já na segunda remessa, para isso, entramos com um pedido de prioridade na Justiça Federal”, disse o tenente Emerson.

Pedido de urgência de vacinação da covid-19

Emerson também contestou o número de servidores mortos pela covid-19, em 2020. Segundo ele, foram cerca de 50 mortes registradas pela Aopbmam. Em um post publicado nas redes sociais, no último dia 14 de fevereiro, o número de mortes era de 50 servidores em 2021, até a data, e 49 em 2020. Porém, a publicação não especifica se dentro dessas mortes estão incluídos policias da reserva.

Dados de mortes de PMs por covid-19

Dados de mortes de PMs por covid-19

 

 

 

 

 

 

 

 

O presidente do Sindicato dos Funcionários da Policia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol), Jaime Lopes, considera a questão dos presos terem prioridade na vacinação “imoral”. “Não digo ilegal, mas um [sic] tanto imoral, que custodiados estejam na nossa frente para receber a vacina contra a covid-19”, disse Jaime.

Jaime elencou, ainda, que a alta no número de servidores mortos pela covid-19 está atrelada às comorbidades adquiridas durante o exercício da profissão, entre elas: hipertensão, cardiopatias, doenças estomacais, entre outras.

Lopes enfatizou que cerca de 40 policiais civis morreram em decorrência da covi-19, entre 2020 e 2021, e que a letalidade entre os policiais civis é muito mais alta que a de militares, considerando que o quadro de funcionários civis é de aproximadamente 2,3 mil, enquanto que na PM-AM, chega a mais de 10 mil servidores.

Nesta sexta-feira (19), Jaime Lopes afirmou que o Sinpol protocolou solicitação junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para que os policiais civis sejam vacinados; previsão é que o pedido seja atendido até março.