Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Itacoatiara e Manacapuru mantêm bares e balneários abertos e descumprem decreto do governo

O decreto anunciado pelo governo do Estado ocorre após o Amazonas registrar uma tendência de aumento nos casos de covid-19 nas últimas semanas devido, principalmente, a aglomerações

Itacoatiara e Manacapuru mantêm bares e balneários abertos e descumprem decreto do governo

Após decisão do governador Wilson Lima, na qual voltou a decretar o fechamento de bares, balneários, praias e casas de shows em todo território amazonense pelos próximos 30 dias, as prefeituras dos municípios de Manacapuru e Itacoatiara, anunciaram, por meio de suas redes sociais oficiais, que  manterão em vigor o decreto municipal que assegura o funcionamento desses e dos demais serviços não essenciais.

Reprodução: Facebook

Procurados pelo Portal AM1, a Prefeitura de Manacapuru, não apresentou justificativas para manter vigente o decreto municipal em desconformidade com a decisão do Governo do Amazonas.

A procuradora- geral do município de Itacoatiara, Nazira Marques, informou, por meio de live na manhã desta sexta-feira (25), que “no entanto, legalmente, nenhum município tem uma realidade epidemiológica igual a outra. […] a nossa situação epidemiológica nos deixa confortável para não aderir o decreto do governo do Estado”.

Leia mais: Wilson Lima anuncia novo decreto para reforçar prevenção à covid-19

A procuradora também reforçou que no território do município de Itacoatiara as regras estabelecidas, vigentes e válidas são as do Decreto Municipal  n°1.222 do dia 6 de agosto de 2020.

Reprodução: Facebook

“Se vocês forem observar o nosso decreto hoje, amparado à nossa realidade, a realidade da saúde da população, a gente consegue manter as nossas atividades econômicas, manter as atividades dos nossos artistas, resguardando, acima de tudo, a saúde da população, desde que todos estejam cientes dos cumprimentos de normas”, conclui a procuradora.

O decreto anunciado pelo governo do Estado ocorre após o Amazonas registrar uma tendência de aumento nos casos de covid-19, nas últimas semanas devido, principalmente, a aglomerações.

Em caso de não cumprimento, a multa diária é de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas e embargo ou interdição de estabelecimentos.

Escolas funcionando

O governador também anunciou o retorno das aulas do ensino fundamental da rede estadual em Manaus. Este, portanto, ocorre a partir do dia 30 de setembro. As aulas ocorrerão de forma híbrida, parte presencial e parte virtual.

Covid-19

O Boletim Diário Covid-19, divulgado nessa quinta-feira (24), registrou  876 novos casos da doença, totalizando 134.289. O total de mortos é de 3.992 . Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).