Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Número de infectados pelo coronavírus no AM salta para 54

Desses infectados, 49 pessoas estão em isolamento domiciliar e 4 internados. O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM) investiga mais 21 casos

Número de infectados pelo coronavírus no AM salta para 54

(Maurílio Rodrigues/Secom)

Saltou para 54 casos o número de casos confirmados de coronavírus no Amazonas. O novo boletim de casos de Covid-19 no Estado foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 25, durante entrevista coletiva online do governador Wilson Lima e da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto.

Segundo Rosemary, foram registrados 7 novos casos desde a última atualização do boletim, totalizando 54 pessoas infectadas. Dessas, 42 são de Manaus e 2 são do município de Parintins, contando com o paciente que veio a óbito na noite dessa terça-feira. Ainda segundo a diretora da FVS, 49 estão em isolamento domiciliar, 4 internados e 21 casos em investigação.

De acordo com o governador, o Amazonas segue no caminho considerado correto para a contenção da propagação da doença. “O nosso objetivo é fazer com que o vírus seja retardado e não atinja todo mundo ao mesmo tempo, porque se isso acontecer, a nossa estrutura de saúde não vai ter condições de atender todo mundo. Foi o que aconteceu na China, na Itália e é o que provavelmente vai acontecer nos Estados Unidos”, disse.

Primeira morte

Na noite de terça, a primeira morte por coronavírus fora do eixo Rio/São Paulo foi confirmada no Brasil. O empresário Geraldo Sávio, de 49 anos, faleceu no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus, sendo a primeira vítima no Amazonas.

Sávio, natural do município de Parintins, interior do Estado a 366 quilômetros de Manaus, foi internado no hospital no último sábado, 21, com quadro de insuficiência respiratória com grave comprometimento pulmonar.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o paciente era portador de hipertensão arterial sistêmica, ou seja, além do coronavírus, ele apresentava outras complicações.No último domingo, 22, Geraldo sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi socorrido e estabilizado, sendo acompanhado pela equipe médica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Delphina.

Na terça-feira, 23, ele apresentou parada cardio-pulmonar, instabilidade hemodinâmica e nova parada cardiorrespiratória. A Susam informou que uma equipe médica procedeu manobras de ressuscitação, no entanto, Geraldo Sávio não resistiu e veio a óbito no início da noite.

Toque de recolher

Após a morte do empresário, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) emitiu uma recomendação ao prefeito Bi Garcia, do município de Parintins, para que ele decrete toque de recolher na cidade, entre 20h e 06h, a partir do desta quarta-feira, 25, pelo prazo de 15 dias.

A recomendação estipula o valor de R$ 300 como multa para quem descumprir a imposição, além de multa em dobro para os reincidentes. O descumprimento poderá ser enquadrado na prática de crimes contra a Saúde Pública.

Leia mais em: Parintins em toque de recolher após morte por coronavírus

O decreto de quarentena no município de Parintins é uma  das medidas de controle e enfrentamento ao contágio pelo coronavírus, (Sars-Cov 2).