Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

‘Operação Travessia Segura’ vai fiscalizar cerca de 600 embarcações

A Marinha do Brasil vai realizar as fiscalizações diariamente em diversos portos da cidade para garantir a segurança do transporte aquaviário

‘Operação Travessia Segura’ vai fiscalizar cerca de 600 embarcações

Tenente Queiroz realiza vistoria e orientação em embarcação no Porto da Ceasa (Foto: Márcio Silva)

A Marinha do Brasil iniciou, nesta quarta-feira, 15, a “Operação Travessia Segura III”, que tem por objetivo intensificar a fiscalização nas embarcações que transportam passageiros, e as que atuam no turismo náutico. 

As fiscalizações serão realizadas diariamente em diversos locais de embarque e desembarque de passageiros em Manaus, como o Porto da Ceasa, Manaus Moderna, Porto do São Raimundo e também no município de Careiro da Várzea.

A estimativa é que cerca de 600 embarcações, sendo 40 por dia, sejam vistoriadas até o final deste mês. 

Cerca de 40 embarcações serão vistoriadas por dia (Foto: Márcio Silva)

A operação está sendo executada pelo Comando do 9° Distrito Naval (COM9°DN), por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), e vai promover a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e a prevenção à poluição ambiental, segundo informou a Marinha

Será verificado o cumprimento de normas como uso e conservação de coletes salva-vidas, boias salva-vidas, o respeito ao limite de lotação máxima, além da realização do trabalho de orientação dos passageiros, condutores e a tripulação, dentre outras ações que fortalecem a segurança da navegação.

Segundo o tenente Queiroz, responsável pela operação, o primeiro procedimento realizado quando são encontradas irregularidades, é a orientação e educação, com foco nas dissonâncias entre o que é apresentado nas embarcações e o que está previsto nas normas.

“No caso das infrações que não colocam em risco diretamente a vida das pessoas, é feita a notificação para que o responsável se apresente na Capitania dos Portos, já as infrações mais graves, a capitania apreende a embarcação, até que se regularize as questões pendentes”, explicou o tenente. 

A “Travessia Segura” ocorre em todo o Brasil e foi idealizada pela Diretoria de Portos e Costas. A ação faz parte da Operação Verão 2019/2020, uma campanha voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados.