Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Órgãos de controle do AM negam nova suspensão de vacinação em Manaus

Ministério Público do Amazonas, Ministério Público de Contas e a Defensoria Pública da União estiveram reunidos com representantes da Saúde para tratar dos critérios de vacinação em profissionais de saúde

Órgãos de controle do AM negam nova suspensão de vacinação em Manaus

Os órgãos de controle do estado do Amazonas negaram, nesta segunda-feira (1º), que tenha ocorrido nova determinação para suspensão de vacinação em Manaus. Em nota, foi informado que uma reunião com representantes dos órgãos de saúde da capital e do estado seria realizada para tratar dos critérios de vacinação dos trabalhadores de saúde e a lista de vacinados.

Reuniram-se, nesta segunda-feira, representantes do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Ministério Público de Contas (MPC-AM); Defensoria Pública da União (DPU); Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM); Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Observada a insegurança quanto ao número de doses disponíveis, se suficientes ou não para atender a todos, bem como quanto aos critérios de ordem de prioridade, houve consenso entre os gestores no sentido de nivelar informações até as 13h, mantendo-se a vacinação para os profissionais que compõem as prioridades já identificadas, nos diversos níveis considerados pela Resolução nº 04/2021-CIB”, diz trecho da nota enviada pelo MP-AM.

“Portanto, não há qualquer determinação dos órgãos de controle no sentido de suspender a vacinação, cujo trabalho nessa fase dá-se para acompanhar o cumprimento das regras do plano nacional de vacinação, com a devida transparência e impessoalidade administrativa, assegurada a necessária agilidade ao processo, comprometida em detrimento de aparentes falhas de organização administrativa”, finaliza.

Nesta segunda, foi inaugurado um novo ponto fixo de vacinação com sistema drive-thru, localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, zona Sul de Manaus. Com isso, aumenta para seis o número de locais para que idosos e profissionais de saúde obtenham a primeira dose da vacina contra a covid-19.