Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cidades

Produtores rurais de Careiro da Várzea doam 16 toneladas de alimentos orgânicos

A população do município recebeu as doações por meio do Centro de Referência e Assistência Social (Cras)

Produtores rurais de Careiro da Várzea doam 16 toneladas de alimentos orgânicos

Reprodução IDAM

Abacaxi, macaxeira, tucumã e hortaliças em geral estão na lista de alimentos orgânicos produzidos por agricultores de Careiro da Várzea e entregues, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município. Ao todo, 16 toneladas de produtos orgânicos foram entregues pela Associação de Produtores Orgânicos Renascer neste início de novembro.

A ação teve o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Leia mais em: Falta de equipamentos na Guarda Municipal de Manaus vira alvo do MP

Gerenciado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o PAA estadual, na modalidade Compra com Doação Simultânea, promove a aquisição de produtos da agricultura familiar, que logo em seguida são doados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a gerente da Unidade Local do Idam em Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, essa política estadual é uma forma de valorizar a produção orgânica do município. “Na lista de produtos comercializados para o PAA, os orgânicos são vendidos a um preço mais elevado conforme cada produto, o que torna mais vantajoso para o produtor”, disse Alcelene, ao destacar que, os produtores iniciaram, desde o mês passado, a colheita do abacaxi para garantir a entrega do alimento ao PAA.

O produtor rural Jorge Luiz dos Santos, de 55 anos, do ramal do Cobra, Km 6,7, foi um dos produtores beneficiados com o PAA. “Essa foi nossa segunda entrega, e a próxima já está prevista para o dia 25 de novembro. Agradeço ao Governo do Amazonas pela iniciativa de gerar mais oportunidade de renda para nós produtores e também por incentivar e proporcionar meios para melhorar a nossa produção”, disse.

Segundo Jorge Luiz, os produtores da associação já estão trabalhando para comercializar também a produção para o PAA federal e para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) no ano de 2021.

Foram entregues 12 toneladas de abacaxi, que é a principal cultura mantida pelos produtores da associação, além de 3 toneladas de macaxeira e uma tonelada de hortaliças como couve, cebolinha, coentro, espinafre e jambu.

 

(*) Com informações da assessoria