Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Retorno de aulas presenciais segue sem data definida no Amazonas

O reinicio das aulas no Amazonas tem sido tema de discussão entre os sindicatos de trabalhadores da educação no Amazonas

Retorno de aulas presenciais segue sem data definida no Amazonas

Foto: Seduc-AM

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) esclareceu, nesta quarta-feira, 15, que ainda não possui data definida para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede estadual. As aulas estão suspensas desde março em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A declaração da Seduc ocorreu após o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) divulgar que a retomada das aulas presenciais não ocorreria mais no próximo dia 20 de julho, conforme anúncio do Governo do Amazonas.
Segundo a secretaria, o retorno que a entidade se refere é apenas ao funcionamento normal das atividades na sede da pasta, que fica zona Sul de Manaus. A Seduc sustenta que a medida integra o Decreto n° 42.330, de 28 de maio de 2020, que estabelece regras para abertura gradual de estabelecimentos públicos e privados.
“A pasta informa que segue dando andamento ao projeto de retorno às aulas presenciais, ainda sem data definida. Para garantir a segurança de toda a comunidade escolar e evitar o contágio pelo novo coronavírus, medidas como instalação de pias e dispenser de álcool serão adotadas em todas as escolas da capital e, posteriormente, do interior do estado.”, garantiu.
Ainda de acordo com a Secretaria, “tão logo o plano de retorno às aulas seja validado com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS – AM) ele será apresentado à comunidade escolar e órgãos de controle e fiscalização.”
Volta às aulas 

Mais cedo, o Sinteam divulgou um vídeo nas redes sociais, onde afirma que a retomada das aulas na rede pública estadual não ocorrerá na próxima semana.

“Quero dizer que vencemos a luta, as aulas não devem voltar dia 20. Nós teremos ainda um período para construir isso”, disse a presidente do sindicato no vídeo, professora Ana Cristina.

Segundo a representante da entidade, a data tinha sido anunciada há algumas semanas em uma publicação do Governo do Amazonas, na qual, de acordo com ela, apontava a volta dos servidores da educação. Após o comunicado, o Sinteam teria feito uma série de medidas para ‘barrar’ o retorno das aulas presenciais por conta da pandemia.

Embate

O reinicio das aulas no Amazonas tem sido tema de discussão entre os sindicatos de trabalhadores da educação no Amazonas.

Tanto que nesta semana, o Sinteam reagiu à pesquisa da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), na qual  exibia a informação que 82% dos pais e responsáveis são a favor do retorno híbrido das aulas nas unidades escolares.

Segundo a pesquisa, 97% dos pedagogos validou o regime híbrido de aulas. O mesmo índice de 97% também foi obtido com os professores e gestores, diz a Seduc.

Na ocasião, Ana Cristina rebateu os dados apresentados e afirmou que há receio entre os profissionais da educação pelo retorno às salas de aula.

Confira vídeo na íntegra:

Mais uma batalha vencida.#FirmesNaLuta #SINTEAM

Publicado por Sinteam em Quarta-feira, 15 de julho de 2020

Confira nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto esclarece que ainda não possui data definida para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede estadual.
Ressalta ainda que retomou apenas o funcionamento normal das atividades na sede da pasta, localizada na rua Waldomiro Lustoza, 250, bairro Japiim 2, zona sul de Manaus. A medida integra o Decreto n° 42.330, de 28 de maio de 2020, que estabelece regras para abertura gradual de estabelecimentos públicos e privados.
A pasta informa que segue dando andamento ao projeto de retorno às aulas presenciais, ainda sem data definida. Para garantir a segurança de toda a comunidade escolar e evitar o contágio pelo novo coronavírus, medidas como instalação de pias e dispenser de álcool serão adotadas em todas as escolas da capital e, posteriormente, do interior do estado. 
Tão logo o plano de retorno às aulas seja validado com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS – AM) ele será apresentado à comunidade escolar e órgãos de controle e fiscalização.