Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Notícias

Moradores de Iranduba e Manacapuru endurecem protestos cobrando energia

Desabastecimento entra no quarto dia consecutivo e população não aceita a falta de informações e o descaso da concessionária Amazonas Energia

Moradores de Iranduba e Manacapuru endurecem protestos cobrando energia

Populares não aguentam mais descaso e fazem série de protestos - Reprodução

Revoltados com o quarto dia consecutivo sem energia elétrica e sem água, moradores dos municípios de Iranduba e Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, realizaram na noite desta segunda-feira, 22, um novo protesto, desta vez mais carregado de revolta por conta do que consideram falta de respeito e de satisfação por parte da concessionária Amazonas Energia.

O desabastecimento nas duas cidades iniciou na sexta, 19, após um cabo subaquático se romper no rio Negro trazendo transtornos à população de ambas as cidades, que já acusam prejuízos no comércio, problemas nos hospitais e postos de saúde e nas escolas.

O protesto com queima de pneus, paus, fogos e muito barulho em frente à Prefeitura de Iranduba, aos postos da Amazonas Energia e do Serviço de Abastecimento de ambas as cidades reuniu uma multidão de moradores revoltados e cobrando soluções imediatas para o transtorno. “Queremos energia, queremos energia”, gritava a população.

“Lá na minha avó tem 3 caixas d’água secas devido essa falta de energia e quando volta (a energia) quase nem dar pra encher nada, devido à força da água que vem fraca”, disse revoltada a moradora de Iranduba, Eliabe Silva

Um grupo também decidiu fechar a entrada da AM-070, rodovia que dá acesso de Manaus a Iranduba, Manacapuru e Novo Airão na noite desta segunda. Semelhante protesto foi feito no domingo, 21, pela manhã.

Em Manacapuru, a situação é semelhante. Em suas redes sociais, o prefeito Beto D’Ângelo divulgou que estava recebendo, nesta noite, um dos oito geradores de energia de alta potência, que serão instalados no município, para que as bombas d’água nos reservatórios públicos possam estar em funcionamento e assim abastecer as residências.

Ele afirma que até à meia noite desta segunda, alguns bairros já estariam com o fornecimento de água normalizado e, adiantou que os geradores solicitados ao governo deverão ser instaladas logo no início da manhã desta terça-feira, 23.

Em nota divulgada à imprensa, ainda no domingo, a Amazonas Energia, informa que na madrugada de segunda, oito mergulhadores iriam mergulhar o rio Negro para averiguar o impacto do dano do cabo e, dessa forma, averiguar quais medidas irá tomar para reativar o fornecimento de energia elétrica naquela região.