Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

TCE aceita representação para apurar gastos com carnaval em Figueiredo

TCE aceita representação para apurar gastos com carnaval em Figueiredo

A representação foi admitida na quinta-feira, 21. (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas do Estado Amazonas (TCE-AM) admitiu representação formulada pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) contra o prefeito do município de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça. A representação tem o objetivo de apurar gastos excessivos com a “realização de despesas ilegítimas com festejos de carnaval em 2018”, segundo despacho publicado no Diário Oficial do órgão, no último dia 21.

A representação foi admitida na quinta-feira, 21. (Foto: Reprodução)

O processo que trata da apuração de gastos é o 11628/2018 e foi formulada pelo Procurador de Contas, Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, no início de 2018

Em janeiro deste ano, a prefeitura da cidade aderiu à Ata de Registro de Preços 019/2017, da Prefeitura de Manaus, vencida pela Arsenal Serviços e Produções de Eventos Ltda-EPP, mesma que foi contratada pelo município de Coari, que depois entrou na mira do Ministério Público do Estado (MP-AM). 

Ainda no início do ano, o MPC-AM emitiu recomendação às Prefeituras de Presidente Figueiredo, Itapiranga, Itacoatiara, Maués, Nova Olinda do Norte, Urucurituba, Silves, Apuí, Autazes, Borba, Careiro, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Carauari, Ipixuna, Eirunepé, Guajará e Envira, Itamarati, Rio Preto da Eva, Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã e Urucará para que evitassem gastos com festas nos municípios.

 

Leia Mais

MPC pede apuração de gastos com Carnaval em 5 municípios do AM

MP de Contas recomenda que prefeituras se abstenham de gastar com Carnaval

Empresa contratada por Coari, para shows, acerta com Presidente Figueiredo

Gestão de Romeiro Mendonça gastou quase R$ 2 milhões na Festa do Cupuaçu

Presidente Figueiredo fez convênio de R$ 355 mil para festa, aponta jornal

Câmara de Presidente Figueiredo recebe quatro denúncias contra Romeiro

Moradores de Presidente Figueiredo pedem impeachment de Romeiro Mendonça

Ex-aliado de Romeiro se revolta e denuncia série de corrupções no município

 

Para o órgão, os festejos de carnaval não poderiam ser realizados “em detrimento dos investimentos e obrigações prioritários e inadiáveis de manutenção e ampliação dos serviços essenciais em Saúde, Educação, Saneamento e pagamento de folha de pessoal eventualmente em atraso”.

Em abril, o TCE-AM recebeu representações contra cinco municípios devido a gastos com o carnaval e agora, a representação contra Presidente Figueiredo foi aceita pela Corte de Contas. Outros municípios que estão na mira do Ministério Público são: Itapiranga, Maués, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara.

As representações pedem ainda que o TCE multe os gestores por sonegação de informações, uma vez que os gestores dos municípios não responderam às requisições recomendatórias encaminhadas em fevereiro deste ano.