Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Wilson confirma realização do Enem no AM na próxima semana e adoção de ponto facultativo

Na próxima terça e quarta-feira, haverá a decretação de ponto facultativo e feriado escolar no Amazonas, nos dias de realização das provas do Enem

Wilson confirma realização do Enem no AM na próxima semana e adoção de ponto facultativo

Foto: Divulgação

A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas foi confirmada pelo governador Wilson Lima (PSC), nesta sexta-feira (19). Por conta do risco da covid-19, haverá a decretação de ponto facultativo e feriado escolar no funcionalismo público na próxima terça-feira (23) e quarta-feira (24), datas de aplicação das provas.

De acordo com Wilson Lima, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o Ministério da Educação, informaram que não tinha mais como adiar a realização do Enem no Amazonas. Para não prejudicar os estudantes do Estado no acesso ao ensino superior, foi permitida a aplicação das provas, mesmo com o risco da covid-19.

Leia mais: Amazonas flexibiliza restrições e autoriza reabertura de lojas, shoppings e restaurantes

“O estado do Amazonas está decretando ponto facultativo e feriado escolar para realização dessas provas e garantir que os alunos do Estado do Amazonas tenham acesso a uma unidade do ensino superior. A gente argumentou muito com o Inep e com o Ministério da Educação a necessidade de mais uma prorrogação, só que nos foi informado é, que se prorrogado mais uma vez nesse ano, não seria mais possível a realização dessa atividade e muitos alunos do Estado seriam penalizados”, explicou Lima.

Devido ao risco da covid-19, Wilson pede à população que evite sair nos dias das provas, principalmente nos horários em que os alunos estarão se dirigindo para as escolas.

“Então, é importante o esforço de todos. Evitem ao máximo estar nas ruas na terça e na quarta-feira, principalmente no horário entre 11h e 13h, que esse é o momento em que alunos estarão se destinando para as salas de aula”, pediu o governador.

Leia mais: Enem é confirmado para a próxima terça e quarta-feira no Amazonas

Wilson acrescentou que solicitou da Prefeitura de Manaus aumento da frota de ônibus nos horários das provas do Enem, na capital.

Escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus, já havia confirmado a liberação de escolas da rede municipal para a realização das provas do Enem e pede aos estudantes que sigam todas as recomendações dos órgãos de saúde.

“A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) informa que vai liberar 78 escolas da rede municipal para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendado para os dias 23 e 24 deste mês”, diz em um trecho da nota.

“A Semed pede para que os estudantes que farão a prova sigam todas as recomendações dos órgãos de saúde, usem máscara e mantenham o distanciamento social necessário, para evitar a propagação do coronavírus em Manaus”, completou o texto.

Os exames do Enem não foram realizados nos dias 17 e 24 de janeiro no Amazonas, devido a calamidade na saúde pública, com taxas altas de infecção e mortes pelo novo coronavírus.

Com isso no dia 14 de janeiro o Governo do Amazonas proibiu o acesso às instalações nas escolas públicas estaduais para a realização das provas.