Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Wilson Lima decreta Estado de Calamidade Pública no Amazonas

O governador decretou também o fechamento de estabelecimentos de recreação e lazer, e anunciou um pacote de medidas econômicas

Wilson Lima decreta Estado de Calamidade Pública no Amazonas

(Foto: Reprodução/ Internet)

O governador Wilson Lima decretou Estado de Calamidade pública no estado do Amazonas nesta segunda-feira, 23, por causa da pandemia do novo coronavírus

O decreto foi anunciado com uma série de medidas restritivas para combater a pandemia. “Estamos tomando medidas mais restritivas baseadas na avaliação dos nosso técnicos, da Dr. Rosemary da Fundação de Vigilância em Saúde e do nosso secretário Rodrigo Tobias, disse.

O governador decretou que todos os estabelecimentos de recreação e lazer sejam fechados e os serviços de clínicas e consultórios sejam suspensos, com exceção dos atendimentos de urgência e emergência.

Além disso, todos serviços do Governo do Amazonas serão realizados em regime de home office, com exceção dos serviços de saúde e segurança pública.

 

Economia

Wilson Lima conversou com o presidente Jair Bolsonaro e anunciou medidas de fomento econômico. Entre as medidas, serão disponibilizados R$ 40 milhões para micro e pequenas empresas por meio da Agência de Fomento do estado do Amazonas (Afeam). 

Também foi determinada a estruturação de um programa de distribuição de renda para 50 mil famílias de baixa renda do estado do Amazonas. “Essas famílias receberão 200 reais no período de três meses”, explicou o governador.

Ao Procon-AM, Wilson Lima determinou que o órgão entre em contato com empresas de telefonia, internet, luz e água para que prorroguem o prazo de pagamento desses serviços e não façam o corte em casos de inadimplência.

O pacote de medidas conta ainda com a criação de um fundo de combate a epidemia. A proposta será enviada a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e o fundo visa arrecadar doações de pessoas física e jurídica para atender as necessidades de famílias de baixa renda. 

Pesquisa com Cloroquina

Para combater o vírus que vem se espalhando em todo o Brasil, o governador autorizou a realização de pesquisa com cloroquina para combater o coronavírus.

Segundo o governador, a pesquisa será comandada pelos profissionais da Fundação de Medicina Tropical em parceria com a secretaria de saúde, com a Fundação de Vigilância em Saúde FVS e a Fiocruz.

“Esses trabalhos estão sendo feitos lá no hospital Delphina Aziz e começam amanhã, serão pesquisas e testes feitos em pacientes. Já tivemos a autorização para iniciar a pesquisa”, disse o governador.

“Essa é uma pesquisa que avalia a eficácia da cloroquina  em associação com outros medicamentos no combate ao coronavírus em pacientes. Nesse sentido é a primeira pesquisa no Brasil e foi autorizada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa”, explicou o secretário de saúde Rodrigo Tobias. 

Veja as medidas completas em: 

Decreto 23 de Março

Decreto Estado de Calamidade Pública