Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Aneel confirma que Amazonas Energia é uma das empresas que mais aumentaram conta de luz em 2021

Em 2021, a conta de energia elétrica aumentou em quase 16% e pesou no bolso do contribuinte amazonense, conforme dados Superintendência de Gestão Tarifária, da Aneel

Aneel confirma que Amazonas Energia é uma das empresas que mais aumentaram conta de luz em 2021

Foto: Divulgação

Manaus/AM – Em 2021, a conta de energia elétrica aumentou em quase 16% ao bolso do contribuinte amazonense, conforme dados da Superintendência de Gestão Tarifária (SGT), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o Amazonas se torna um dos estados com maior aumento.

No ano passado, a tarifa média paga pelos amazonenses foi de R$ 0,80 por cada quilowatt-hora (kWh) consumido. Em 2020, porém, o valor médio era de 0,69 por kWh.

Segundo os dados da Aneel, os consumidores residenciais e as pequenas empresas fazem parte do chamado mercado cativo do setor de energia elétrica.

Audiência

No Amazonas, a concessionária Amazonas Energia é campeã de reclamações no órgão estadual de defesa do consumidor (Procon-AM). Na semana passada, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para debater os problemas ocasionados pela instalação de novos medidores de energia elétrica em alguns bairros da capital.

Leia mais: ‘Cliente não lê a conta’, diz vice-presidente da Amazonas Energia em audiência na CMM

Com a presença de vereadores, deputados e dirigentes da concessionária, a reunião também discutiu as inúmeras denúncias de clientes sobre aumento na conta de luz; péssimo atendimento da empresa; cortes ilegais, entre outros.

Na ocasião, o vice-presidente da Amazonas Energia, Radyr Oliveira, afirmou que os clientes não leem a própria conta de luz, ignorando o fato de que, embora estejam descritos na conta de energia os valores de cada cobrança parcial, o que pesa no bolso do cidadão é o valor final.

“Na maioria das vezes, o cliente não lê a conta de energia, ele vê apenas que sobe o valor da conta. E poucas vezes, quando vai vencer. Isso é fato”, afirmou.

CPI

Vale lembrar que a Amazonas Energia também é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de autoria do deputado Sinésio Campos (PT). Os trabalhos de investigação começaram em outubro do ano passado e seguem em andamento.

Leia mais: Investigada por abusos, AM Energia multa dona de casa em R$ 27 mil: ‘como vou pagar esse absurdo?’

O objetivo da CPI da Amazonas Energia é apurar as causas de apagões nos municípios do estado, cortes indevidos de energia e cobranças irregulares de tarifas.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.