Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Economia

ANP autoriza venda de combustível por delivery

Postos de combustível terão prazo de 180 dias para se adaptar à nova norma, caso queiram vender gasolina comum e etanol por delivery

ANP autoriza venda de combustível por delivery

(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

BRASÍLIA, DF – Em meio à alta constante no preço dos combustíveis, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu autorizar a venda de combustível no sistema de delivery. A nova regra foi divulgada na quinta-feira (4), mas só passa a valer após a sua publicação no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, a entrega poderá ser feita até os limites do município onde está o revendedor e o varejista. Os combustíveis que poderão ser entregues em domicílio, pela nova norma, serão a gasolina comum e o etanol. A ANP ainda foi questionada sobre a segurança deste tipo de entrega. Segundo a agência, o processo será acompanhado em tempo real e por georreferenciamento.

Os postos de combustível vão ter um prazo de 180 dias para poder se atualizarem com o novo sistema. A nova modalidade foi criada há pelo menos cinco meses, e segundo a Agência, os testes de venda de combustível por delivery foram satisfatórios e seguros. No entanto, o projeto precisou ser paralisado, devido às ações de distribuidoras de combustível e sindicatos da categoria na Justiça. A Agência, porém, venceu as disputas.

Leia mais: Paralisação atinge 100% dos tanqueiros em Minas Gerais e ameaça abastecimento de combustível

Outra mudança anunciada pela ANP foi na leitura do valor dos combustíveis. Antes com três casas decimais após a vírgula, a nova regra vai obrigar os postos a mostrar o preço com apenas duas casa decimais. O objetivo é que a população leia com mais facilidade os preços dos combustíveis nos postos de gasolina.

(*) Com informações da Jovem Pan e da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter