Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cenário

Ao lado de David, Braga faz discurso político e relembra seu ex-governo

O senador lembrou que, com a volta de Lula ao poder, os projetos de moradia para o Brasil têm, novamente, a chance de serem reestabelecidos, principalmente em Manaus.

Ao lado de David, Braga faz discurso político e relembra seu ex-governo

Eduardo Braga e David Almeida (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Manaus)

Manaus (AM) – Ao lado do prefeito David Almeida (Avante), o senador Eduardo Braga (MDB) aproveitou a inauguração da nova Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), na tarde desta segunda-feira (18), para relembrar à época em que governou o Estado e resgatar ações de política habitacional.

A secretaria, que está localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, zona Centro-Sul; é resultado da união entre o prefeito David Almeida (Avante) e o senador da república.

A pasta será comandada por Jesus Alves (MDB), indicado de Braga. Em seu discurso, o senador ressaltou que a entrega da Secretaria de Habitação é uma conquista emblemática nesse momento, pois, de acordo com ele, nos últimos anos a política habitacional foi abandonada pelo governo federal e o projeto “Minha Casa, Minha Vida” foi esquecido.

Além disso, Braga também citou que, devido a esses fatores, Manaus foi prejudicada de forma lamentável, pois, a capital amazonense e a região Norte têm o maior déficit proporcionalmente em habitação.

O emedebista aproveitou a oportunidade para falar que a secretaria veio para facilitar a vida das pessoas que, por falta de moradia, recorrem às áreas de risco para abrigar-se. Ele lembrou também que, durante a sua gestão, como governador do Amazonas, foi implementado o programa Prosamin, para trazer dignidade à população que vivia nessas áreas de risco.

“Ninguém gosta de morar em área de risco, colocando em risco a vida de sua família e a sua própria vida, ninguém gosta de morar dentro de igarapé […] Com o Prosamin, o sonho da casa própria, o sonho de você enfrentar realidades muito difíceis, do aspecto social, de você enfrentar as áreas de riscos, as áreas dos alagados, era possível. Com a ausência de uma política habitacional isso foi ficando cada vez mais difícil”, disse o senador da República.

Ainda em sua fala, Braga lembrou que com a volta de Lula ao poder, os projetos de moradia para o Brasil têm, novamente, a chance de serem reestabelecidos. “Quis a democracia e Deus, acima de tudo, que o Lula voltasse, e com a volta do Lula, o projeto Minha Casa Minha Vida voltou, e eu tive a oportunidade de ser o presidente da Comissão Mista que tratou deste programa. E foi nessa condição que procurei o prefeito David Almeida”, enfatizou Eduardo Braga.

O senador também anunciou 1.200 unidades de habitação para este ano para atender às famílias que estão vivendo em áreas de risco em Manaus, e que, a partir deste ano, haverá um patamar mínimo de 1.200 unidades para área de calamidade na capital.

O prefeito David Almeida agradeceu a parceria com o senador e enfatizou que o governo Lula é o “governo que investe na habitação”.

Eu quero agradecer ao Eduardo Braga porque ele trouxe para a Prefeitura de Manaus, o Jesus [titular da pasta]. A prefeitura está abençoada com a presença do Jesus“, destacou Almeida.

LEIA MAIS:

David Almeida inaugura secretaria de habitação após encontro com Braga

Após 18 dias, Braga continua usando cadeira de rodas para se locomover

Parceria entre Braga e Marcelo pode ser reeditada em 2024?